terça-feira, 11 de junho de 2013

Superintendência do Suas reunida com os Cras

Divulgação/Secom
Terça-Feira
11 de junho de 2013

A superintendente de Gestão do Sistema Único Assistência Social (Suas), da Secretaria da Família e Assistência Social, Aline Giovannini, realizou na última quinta-feira, (6), no auditório da Secretaria Municipal de Governo, reunião com todos os técnicos referenciados dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do município. 

O encontro teve como objetivo orientar os profissionais dos Cras sobre as expansões dos serviços e reordenamento deles, visando unificar a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) direcionado a crianças, adolescentes e idosos.

Todos os técnicos receberam apostilas e CDs com traçados metodológicos do serviço, a fim de unificar e padronizar as determinadas mudanças. A principal meta é o reordenamento e a indução da inclusão publica prioritária no serviço ofertado para crianças e adolescentes em situação de negligência, exploração sexual, situação de trabalho infantil, além de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros casos.

Esses serviços são ofertados nos Cras e, também, em outras unidades referenciadas e cofinanciadas. Atualmente o município contabiliza 869 crianças e adolescentes de 7 a 13 anos sendo atendidos pelos serviços nos Cras e, ainda, 726 adolescentes com idade média de 15 a17 anos sendo acompanhados também pelos serviços.

A superintendente do Suas, Aline Giovannini, acrescenta: “Nós iremos integrar a oferta desses serviços com a Fundação Municipal da Infância e Juventude, referenciando e acompanhando as famílias dessas crianças atendidas nas fundações junto aos Cras dos territórios e, também, onde houver o Serviço de Fortalecimento de Vínculos ofertado”, finaliza.

_ Essa reunião teve como objetivo fornecer orientação para os profissionais que atua com esses usuários, buscando priorizar a oferta do (SCFV), a organização da proteção especial básica e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social. Finalizou Aline Giovannini.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Conselho de Assistência reunido

Foto: Rodolfo Lins
Sexta-feira
07 de junho de 2013

O Conselho Municipal de Assistência (CMAS), se reuniu na manhã desta sexta-feira(7), no auditório no Ministério Público Estadual, para mais uma Assembléia Geral Ordinária, que foi presidida pela secretária da Família e Assistência, Izaura Freire. 
Entre outros temas, foram apresentados informes e pareceres técnicos das Comissões Temáticas, detalhamento do Plano de Ação 2013 (cofinanciamentos), reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), apresentação da proposta de alteração da Lei Orgânica do Município, a situação dos trabalhadores do SUAS.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mais uma ação de rua para resgate da cidadania e auto estima

Foto: Rodolfo Lins
Segunda-Feira
27 de Maio de 2013

Mais uma ação de resgate e cidadania foi realizada neste final de semana nas ruas da área central da cidade, pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, através da Casa da Cidadania e Centro Pop. Equipe multiprofissional dos dois equipamentos da secretaria percorreu, como acontece semanalmente, pontos onde se concentram moradores em situação de rua, abordando-os e mostrando que eles podem e devem sair desta condição, já que o governo desenvolve um trabalho que facilita a vida dos que querem mudanças.

De acordo com o coordenador da Casa da Cidadania e do Centro Pop, Luiz Maurício de Carlo, o quadro atual de pessoas em situação de rua é outro. Antigamente a maioria era de outros estados e, hoje, cerca de 90% deles são de Campos, muitos nestas condições por quebra de vínculos familiares, outros por causa de vícios (álcool, maconha, cocaína e outros) e alguns, até, por acharem que assim têm mais liberdade.

- A gente faz a abordagem e mostra que existe um serviço especializado de recuperação e resgate da cidadania, através dos dois equipamentos, onde eles têm refeição e moradia temporária. E, ainda, se precisar, nossa equipe providencia a retirada de documentos, encaminha para assistência médica e muito mais – acrescenta o coordenador.

A secretária Isaura Freire alertou para a questão da caridade a estas pessoas, fazendo com que, involuntariamente, permaneçam nessa condição. “A doação fortalece ainda mais a permanência dessas pessoas nas ruas. Caridade não é cidadania. Isso os indivíduos que vivem em situação de rua irão encontrar no abrigo. No local eles podem estar tirando a segunda via da documentação, têm hora para comer, para atividades físicas e lúdicas, capacitações, atendimento médico, entre outros. Nas ruas eles fazem o que querem”, finalizou Izaura Freire, citando os telefones para contato: (22) 2726-4041 e (22) 27334307.

Pronatec em Campos é destaque no estado e mostra resultados

Fotos: Rodolfo Lins
Segunda-Feira
27 de Maio de 2013

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal e oferecido pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, foi destaque no Estado do Rio em termos de pessoas matriculadas no diferentes cursos ofertados e o responsável por isso foi o município de Campos. Vários ex-alunos do Pronatec tiveram oportunidade de emprego a partir dos cursos e outros aperfeiçoaram seus trabalhos também a partir deles.

De acordo com o Sistema de Monitoramento do Pronatec, em Brasília, em 2012 Campos realizou 1.413 matriculas para os diferentes cursos ofertados, em um total de 7.902 feitas em todo o estado do Rio, ou seja, cerca de 18% do total. Este ano o município continua, até a data de hoje, com o maior número de matriculas em relação aos demais municípios do estado, 879 matrículas incluídas no total do Estado, que é de 3.536 o que equivale a 25% do total. 

Gilbert Raimundo Gomes, 27 anos, residente no Parque Jardim Carioca, em Guarus, é um dos soube muito bem aproveitar o curso que fez de almoxarifado. Ele estava visando um trabalho na área off shore, fez o curso do Pronatec, foi à luta e conseguiu o emprego. “Eu só tenho a agradecer essa oportunidade que surgiu através da Prefeitura. Fiz o curso e hoje estou trabalhando embarcado. E não vou parar. Pretendo fazer outros cursos do Pronatec para crescer dentro da empresa que trabalho”, afirma Gilber, que cita, ainda, sua mulher que já está trabalhando como autônoma a partir de um curso que também fez no Pronatec, de depiladora. 

Wallace Macedo Alves de Carvalho, 24 anos, também residente em Guarus, já trabalhava na área elétrica e fez o curso de eletricista em RN-10 (segurança e normas na área) para se aperfeiçoar e acabou conseguindo outro emprego, ainda melhor, já que estava ainda mais qualificado. “Gostei muito e para mim foi muito válido. Aprendi coisas que realmente não sabia e, agora, posso estar praticando esses ensinamentos”, acrescenta o eletricista. 

Valdinei Santos, 31 anos, residente no Parque Santa Rosa, é autônomo e está praticando o que aprendeu no curso de informática, no dia a dia do seu trabalho, na oficina mecânica que mantém em sua casa. Antes do curso, Valdinei sabia somente “o básico do básico” em termos de informática e, agora, já faz pesquisa de peças, preços, se atualiza, entre outros procedimentos, sem sair da sua oficina. Além disso, alguns veículos mais modernos, requer conhecimento na área até mesmo para detectar problemas. “Aprender nunca é demais. Eu gostei muito e já estou aplicando o que aprendi. Agora, assim que tiver mais um tempinho, vou fazer outro curso, ainda não sei em que área, mas vou fazer com certeza”, finaliza o mecânico. 

A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, diz que os cursos oferecidos pelo Pronatec são de excelência e uma oportunidade a mais para as pessoas poderem se qualificar, especialmente, as que são beneficiárias do Bolsa Família e Cheque Cidadão. “Esses programas não são eternos e as pessoas precisam sair deles e seguirem seus próprios passos, através de uma profissão. E esses cursos são uma oportunidade para isso, assim como outros que o governo vem oferecendo à população”, finaliza a secretária.

Ação continua para evitar ocupações irregulares

Foto: Secom
Segunda-Feira
27 de Maio de 2013

Dando continuidade ao trabalho iniciado nesta quinta-feira (23) para prevenir ocupações irregulares nos conjuntos habitacionais do Programa Morar Feliz, uma equipe da prefeitura, formada por representantes das secretarias de Defesa Civil, Governo e Família e Assistência Social; Coordenadoria de Segurança Pública, Guarda Civil Municipal e, ainda, a Polícia Militar, entre outros, voltou nesta sexta-feira (24) ao Conjunto Habitacional do Parque Aldeia. O objetivo da ação é preservar a integridade das famílias e dos moradores.

Na ação do Parque Aldeia, foram notificadas quatro construções irregulares, além de outras casas muito próximas a redes de alta tensão e que, por questões de segurança, não pode ser destinada à construção. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria de Meio Ambiente delimitaram algumas áreas de preservação ambiental, que estariam próximas à lagoa.

Uma das alternativas, segundo o Major Edison Pessanha, é ocupar as áreas muradas e que não podem ser habitadas com hortas comunitárias. O coordenador de Segurança e Ordem Pública, coronel Alcemir Pascoutto, falou dos locais que estão sem construção nos conjuntos. 

- Estes locais têm projetos específicos e estão sendo preparados para isso. O nosso objetivo é impedir ocupações irregulares e garantir que os projetos que estão previstos para estas áreas possam ser executados, como praças, arborização, creches -, disse o coronel Pascoutto.