segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

MDS dará incentivo financeiro para melhorar gestão do Suas

Estados, municípios e o Distrito Federal passarão a receber do governo federal um incentivo extra para a melhoria dos serviços e equipamentos de assistência social. Decreto assinado pela Presidenta Dilma Rousseff na semana passada, institui o Índice de Gestão Descentralizada do Sistema Único de Assistência Social (IGD-Suas). O anúncio da criação do incentivo foi feito na abertura da oitava edição da Conferência Nacional de Assistência Social.

- Não se trata do recurso que já repassamos para a manutenção do Suas. É uma verba específica para a organização da gestão, o que dá aos municípios condições de se estruturar melhor para desempenhar suas funções - explica a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin. Com a assinatura do decreto, o repasse previsto para 2011 será retroativo a julho e poderá chegar a R$ 53 milhões no total. A partir de 2012, o repasse será mensal e deverá chegar a R$ 170 milhões por ano.

O IGD-Suas visa medir o desempenho da gestão municipal do Suas, considerando aspectos relacionados à qualidade dos serviços, programas, projetos e benefícios oferecidos à população e aos processos de gestão. O índice deve variar de 0 a 1 e o valor alcançado por cada município será usado como parâmetro para o cálculo do incentivo. Dessa maneira, quanto melhores os resultados do IGD-Suas, maior o volume de recursos a ser repassado como apoio à gestão.