sexta-feira, 14 de junho de 2013

Autoridades e usuários discutem política de assistência

Foto: Rodolfo Lins
Sexta-Feira
14 de junho de 2013

A Casa da Cidadania e o Centro Pop, órgãos de atendimento a pessoas em situação de rua, ligados à secretaria municipal da Família e Assistência Social, reuniu nesta quinta-feira (13), usuários e servidores, além de secretários e representantes do Poder Legislativo, para discutir a política de assistência social e, ainda, apresentar todo o trabalho que é desenvolvido no local e os serviços que são ofertados. A mini conferência faz parte da programação preparatória para a Conferência Nacional de Assistência Social, que será precedida pela Estadual, ambas ainda sem data marcada e, também, pela municipal, em julho.

O secretário municipal de Paz e Defesa Social, Alcemir Pacouto, explica que sua secretaria também está presente nestes dois equipamentos, em parceria com a Família e Assistência, principalmente nas ações de abordagem feitas semanalmente às pessoas em situação de rua, garantindo o bem estar comum. “O governo Rosinha Garotinho trabalha em equipe e através de ações integradas, visando principalmente o bem estar da população”, acrescenta.

A secretária Izaura Freire explica que há tempos que a Política de Assistência Social mudou, mas muitas pessoas ainda desconhecem relevantes pontos dela e isso é importante ressaltar, destacando neste contexto, o Sistema Único de Assistência Social (Suas). “As pessoas têm o direito de ir e vir e não podemos arrancá-las desta situação. Fazemos a abordagem social, mostramos que aquela situação não pode perdurar e que esta pode causar mais adiante, sérios problemas. E mostramos um leque de opções para uma mudança de vida, a partir da sua integração no Centro Pop e na Casa da Cidadania”, acrescenta.

- Infelizmente, o que mantém essas pessoas em situação de rua é, na maioria das vezes, o vício (álcool e outros tipos de droga), o rompimento dos vínculos familiares e, principalmente, a caridade que muitas instituições religiosas praticam, oferecendo café da manhã, almoço, jantar e até cobertores para os dias frios. Isso faz com que eles não queiram sair das ruas. Para que se têm tudo na mão e ainda a liberdade para fazerem o que querem? – questiona Izaura Freire.

Na oportunidade foram apresentados nove pessoas que estiveram em situação de rua e hoje estão reintegrados à sociedade, a maioria já trabalhando com carteira assinada. Também estiveram presentes à mini conferência, o subsecretário de Paz e Defesa Social, Alonsimar de Oliveira, além do vereador Genásio de Souza.