terça-feira, 11 de junho de 2013

Superintendência do Suas reunida com os Cras

Divulgação/Secom
Terça-Feira
11 de junho de 2013

A superintendente de Gestão do Sistema Único Assistência Social (Suas), da Secretaria da Família e Assistência Social, Aline Giovannini, realizou na última quinta-feira, (6), no auditório da Secretaria Municipal de Governo, reunião com todos os técnicos referenciados dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) do município. 

O encontro teve como objetivo orientar os profissionais dos Cras sobre as expansões dos serviços e reordenamento deles, visando unificar a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) direcionado a crianças, adolescentes e idosos.

Todos os técnicos receberam apostilas e CDs com traçados metodológicos do serviço, a fim de unificar e padronizar as determinadas mudanças. A principal meta é o reordenamento e a indução da inclusão publica prioritária no serviço ofertado para crianças e adolescentes em situação de negligência, exploração sexual, situação de trabalho infantil, além de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, entre outros casos.

Esses serviços são ofertados nos Cras e, também, em outras unidades referenciadas e cofinanciadas. Atualmente o município contabiliza 869 crianças e adolescentes de 7 a 13 anos sendo atendidos pelos serviços nos Cras e, ainda, 726 adolescentes com idade média de 15 a17 anos sendo acompanhados também pelos serviços.

A superintendente do Suas, Aline Giovannini, acrescenta: “Nós iremos integrar a oferta desses serviços com a Fundação Municipal da Infância e Juventude, referenciando e acompanhando as famílias dessas crianças atendidas nas fundações junto aos Cras dos territórios e, também, onde houver o Serviço de Fortalecimento de Vínculos ofertado”, finaliza.

_ Essa reunião teve como objetivo fornecer orientação para os profissionais que atua com esses usuários, buscando priorizar a oferta do (SCFV), a organização da proteção especial básica e a consolidação do Sistema Único de Assistência Social. Finalizou Aline Giovannini.