O Projovem Adolescente está desenvolvendo oficinas de confecções de pulseiras bordadas em linha de tricô, para os alunos dos coletivos de Guarus, Lapa, Tapera, além da Fundação Municipal de Esportes. O objetivo é levar aos jovens uma alternativa de obtenção de renda, desenvolvida em seu tempo livre. A oficina de artesanato é um projeto de sustentabilidade que esta dentro da metodologia das ações do programa e da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social.
Aproximadamente 90 alunos participam dos cursos. Segundo a facilitadora do curso de artesanato, Marcela Leite, a idéia é levar aos jovens alternativa de obtenção de renda e, neste contexto, a bijuteria é mais fácil de comercializar.
Ela explica que encontrou nas pulseirinhas de linha, que fazia quando criança, uma boa opção. “O material usado é de baixo custo e ainda a gente utiliza tiras de garrafa PET em seu interior, o que incentiva a consciência ecológica”, acrescenta a facilitadora.
Cada coletivo do Projovem Adolescente tem, em média, 30 alunos. Dentro deste universo, alguns jovens se destacam no artesanato e já vendendo o que confeccionam, seja no bairro ou na escola. Uma pulseira custa R$ 3,00 e o custo do material para confeccionar não chega a R$ 0,50.
Horários das aulas nos coletivos:E. E. Visconde do Rio Branco (Lapa) - Terça-feira: 8:00 às 11:00 h
Fundação Municipal de Esportes - Quarta-feira: 13:00 às 16:00 h
E. M. da Tapera - Quinta-feira: 13:00 às 16:00 h
E. E. Lídia Leitão - Sexta-feira: 13:00 às 16:00 h