O
Serviço de Identificação Civil do posto conveniado à Secretaria de
Família e Assistência Social iniciou nesta segunda-feira (28), o serviço
de emissão de carteira de identidade informatizado. A proposta é a
agilização do atendimento ao requerente que, diariamente, procura o
setor para legalização de documento. O setor expede, em média, 1.500 carteiras de identidade/mês. O serviço é gratuito e destinado à população carente do município.
Para
a retirada da primeira via do documento, o usuário deve comparecer ao
setor, das 8 às 14h, com a certidão de nascimento original e/ou
casamento (xerox). No caso de retirada de segunda via, os interessados
devem ter em mãos a xerox dos documentos pessoais e, caso não tenha
condições de pagar a taxa para retirada do documento, deve adquirir
isenção.
Esta,
por sua vez, pode ser conseguida também na Fundação Leão XIII,
Defensoria Publica ou na Secretaria de Justiça e Assistência Judiciária,
localizada na Secretaria da Família e Assistência Social. A isenção da
taxa é destinada somente às pessoas que recebem um salário mínimo/mês.
Segundo a chefe do Posto de Identificação da secretaria de Família e Assistência Social, Sônia Maria Madureira,
a demanda tem sido muito grande. “O objetivo é facilitar o acesso a um
documento tão importante, de forma a atender o maior número de pessoas
possível. É muito importante ofertar para os usuários um serviço
atualizado com as novas tecnologias”, finalizou Sônia Madureira.
O
primeiro usuário a retirar o documento pelo sistema informatizado foi o
vendedor autônomo, Ruan da Silva Raymundo, de 18 anos, morador do
distrito de Travessão. “Adorei o novo sistema. O atendimento é mais
rápido e os usuários não precisam mais sujar os dedos”, acrescenta. Fotos: Rodolfo Lins