terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Seminário discute “porta de entrada” e “de saída”

Foto: Rodolfo Lins
Por Franio Abreu
11 de dezembro de 2012

A secretária municipal da Família e Assistência Social, Izaura Freire, assim como os gestores das secretarias de Educação e de Saúde, Joilza Rangel e Geraldo Venâncio, respectivamente, fizeram apresentações de ações, metas e perspectivas para os próximos anos, dentro do Seminário “Encontro de Avaliação e Perspectivas”. O evento aconteceu na sexta-feira, sábado e domingo (7, 8 e 9), no auditório da Universidade Estácio de Sá e no Trianon, contando com a presença dos deputados federais Anthony Garotinho e Paulo Feijó, ambos na condição de convidados.

Izaura Freire ressaltou o trabalho que é desenvolvido nos 11 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) espalhados pelo município, equipamento considerado como “porta de entrada” para a assistência. E acrescentou, ainda, as várias ações que servem como “porta de saída” para os usuários que procuram essas unidades. Entre elas, fala da parceria feita com o governo federal para implantação e execução do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Programa de Inclusão Produtiva, o Programa de Economia Solidária, o Defeso Municipal, entre outras.

Projetos que foram desenvolvidos anteriormente e que deram resultados serão intensificados, segundo a secretária. Ela cita como exemplo o Cras Itinerante, formado por equipe multidisciplinar que percorre todos os conjuntos residenciais do Morar Feliz, batendo de porta em porta, numa espécie de busca ativa, levantando todos os problemas, necessidades e anseios da população. “É uma espécie de descentralização do atendimento que fizemos e teve uma resposta muito positiva da comunidade. Partindo daí levantamos problemas e procuramos a solução”, acrescenta a secretária.

- O trabalho em equipe, quando feito com planejamento, surte o efeito desejado. Vamos também investir em capacitação do nosso servidor, para que o retorno ao nosso usuário seja ainda maior – finaliza Izaura Freire.