terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Palestra para alunos do Pronatec

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
11 de dezembro de 2012

A Secretaria da Família e Assistência Social, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), inicia nesta terça-feira (11), palestra com tema “Você de olho no mercado de trabalho”. A palestra acontece no Instituto Fluminense Federal (IFF), Campus Guarus, a partir das 18h30h e será ministrada pelo funcionário público federal, Toni Ferreira, direcionada aos alunos que estão participando dos diversos cursos do programa. Na quarta-feira (12), a palestra segue no Senac, a partir das 10h, finalizando na quinta-feira (13), no Instituto Fluminense Federal (IFF), Campus Centro, às 19h30.

A secretária Izaura Freire, acrescenta que a palestra é motivacional e tem como proposta abrir os olhos dos jovens para o mercado de trabalho, com o objetivo de melhorar a autoestima, incentivar e conscientizar o público atendido sobre a importância da capacitação profissional. Além disso, informar sobre a atual situação do mercado de trabalho no município.

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal e instituído pela Lei Nº 12.513, tendo como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino, formando profissionais qualificados para atuar num mercado globalizado e cada vez mais exigente.

O público atendido pelo Programa são pessoas de 16 a 59 anos que sejam beneficiários do programa de transferência de renda Bolsa Família ou que tenham perfil para serem inseridos no Cadúnico. A meta é beneficiar 3 milhões de brasileiros com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.