terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Centropop resgata idoso que vivia em condições subumanas

A equipe do Centropop, vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social, resgatou Manoel Ribeiro de Souza, de 64 anos, que residia há anos, em condições subumanas, na localidade de Chave do Paraíso, distrito de Vila Nova, como um verdadeiro eremita. “Seu Santos”, como é conhecido, vivia sem água encanada e luz elétrica. Sujo, sem contato com as pessoas próximas, o senhor franzido estava vivendo sem amparo como cidadão. Ele foi levado para a Casa da Cidadania.

Há quase uma semana na Casa da Cidadania, “Seu Santos” ganhou dignidade e outro aspecto: limpo, unhas feitas, cabelo cortado, pele tratada, olhos brilhantes e recebendo alimentação balanceada, com o  auxílio de uma nutricionista, encaminhada pela secretaria da Família e Assistência Social. Ele é um dos mais novos integrantes da Casa da Cidadania. Manoel Ribeiro recebeu atendimento médico, no Hospital Geral de Guarus, onde foi verificado todo o seu quadro clínico. Ficou constatado que ele está bem, embora desnutrido. 

O agricultor Júlio César Manhães, que pediu ajuda à prefeitura para “Seu Santos”, se sensibilizou e cuidou para que ele tivesse documentação. A iniciativa vai contribuir para inseri-lo como beneficiário da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), do governo federal, na prestação de aposentadoria continuada, sem contribuição, e que fornece um salário mínimo por mês a pessoas carentes, sem possibilidade de prover o próprio sustento, via Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Manoel Ribeiro está entre as categorias que podem requerer este benefício.
Por: Maristela Cunha / SECOM