terça-feira, 12 de março de 2013

Campos ganha Comitê de Enfrentamento ao crack e outras drogas

Divulgação
Quarta-feira
12 de Março de 2013


Campos agora tem um comitê local de “Enfrentamento ao crack e outras drogas”. O decreto da prefeita Rosinha Garotinho foi publicado nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Município. O termo de adesão foi firmado com o Governo Federal com o objetivo de prevenir o uso, ajudar no tratamento e reintegrar socialmente os dependentes, principalmente, os jovens. O comitê será coordenado pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), com o apoio das secretarias de Educação, Família e Assistência, Saúde, Justiça e Assistência Judiciária, Coordenadoria de Segurança e Ordem Pública e Gabinete. O órgão estará atuando de forma integrada nas esferas estadual e federal. 

Segundo o coordenador do comitê, Thiago Ferrugem, a cidade passará a contar com uma política concreta de assistência aos usuários de droga e ações efetivas de prevenção. “Será ampliada a rede de atenção aos dependentes de crack e outras drogas, onde os dependentes terão uma equipe multidisciplinar que fará o acompanhamento. Os técnicos serão capacitados e estaremos criando um Caps, específico para o atendimento das crianças e adolescentes. O comitê estará atuando de forma integrada com a administração pública, com o Ministério Público, Defensoria Pública, com entidades sem fins lucrativos e com especialistas visando à diminuição dos índices na região”, explica.

- As ações com os jovens em medidas socioeducativas e os que passam pelos nossos acolhimentos serão ampliadas. Serão ministrados cursos profissionalizantes para ocuparmos o tempo ocioso dos jovens que moram em áreas de vulnerabilidade social, além da descentralização do atendimento das medidas de proteção à criança e ao adolescente, como uma das medidas de prevenção ao uso de drogas – completa o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Thiago Ferrugem.