sexta-feira, 22 de março de 2013

I Fórum para Inclusão da Pessoa com Deficiência aconteceu hoje

Foto :Rodolfo Lins
Sexta-Feira
22 de março de 2013

O I Fórum Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), no auditório do Ministério Público Estadual, promovido pela secretaria municipal da Família e Assistência Social, através do Programa Campos para Todos. No Fórum, espaço de discussão da sociedade civil organizada, foram levantados os avanços, demandas e deficiências neste campo de atendimento. 

- A nossa proposta é estar fomentando essa discussão para que, a partir daí, a sociedade civil busque os seus conselheiros e representantes que farão parte do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Essa é uma forma da pessoa com deficiência lutar pelos seus direitos, sempre com o apoio da prefeitura. Nós promovemos políticas públicas efetivas e eficazes e, para isso, precisamos ouvir quem precisa dessas políticas. O Fórum é a iniciação disso tudo e o conselho é o espaço onde essas discussões irão acontecer - ressaltou a secretária Izaura Freire.

Após abertura solene, houve a execução do Hino Nacional, com as crianças da Apoe do coral Vendo Vozes, além de palestra com o tema “Direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada pelo presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves. E, ainda, apresentação cultural do Educandário São José Operário. Foi feita, também, a leitura e aprovação do regime interno do conselho e a eleição e composição do primeiro Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência da gestão 2013/2015, finalizando com a divulgação do resultado final da eleição. 

Representantes de diversos órgãos como o presidente da OAB, Carlos Fernando Monteiro; o presidente do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renato Gonçalves; a psicóloga especialista em atendimento a criança e ao adolescente, Bruna Poli, além da secretaria municipal de Família e Assistência, Izaura Freire, participaram da mesa principal. 

- Já há alguns anos várias causas foram sendo defendidas para o conselho de deficiência. O município, através da Prefeita Rosinha Garotinho solicitou o levantamento de criação e instalação do conselho. Uma parceria foi feita também com o Ministério Público, que já estava atuando com várias audiências para que o edital fosse publicado. As entidades e usuários fizeram a inscrição e foram habilitados pelo processo – explicou a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernanda Agrain.