sexta-feira, 1 de março de 2013

Gabinete Itinerante levou técnicos da SMFAS ao Cras de Goitacazes

Fotos: Rodolfo Lins
Sexta-feira
1 de março de 2013

No intuito de fazer uma gestão mais participativa e próxima da comunidade, a secretaria municipal da Família e Assistência Social (SMFAS) realizou nesta sexta-feira (1°), o primeiro Gabinete Itinerante do ano, no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Goitacazes. Segundo a secretária, Izaura Freire, no território há uma incidência maior de vulnerabilidade social em relação às outras regiões do município, por isso a escolha do local para iniciar o programa. Na oportunidade foram inauguradas as obras de ampliação e reparos realizadas no local.

O programa pretende percorrer todos os equipamentos que compõem a secretaria – Centros de Referência e Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Serviço de Proteção Social para Pessoas Portadoras de Deficiência, Centro Dia, Colônia de Férias da Terceira Idade, cerca de 70 núcleos do Projovem Adolescente e 30 do Peti, além de núcleos do Programa de Inclusão Produtiva, entre outros. E, ainda, os 14 conjuntos residenciais do Programa Morar Feliz, espalhados pelo município.
— Queremos nos aproximar mais das demandas e da realidade territorial das entidades que competem à secretaria, para que possamos fazer a execução de uma política mais eficaz e eficiente. O Cras de Goitacazes foi o primeiro a ser escolhido por que, primeiro, passou por reforma, que beneficiou o espaço com acessibilidade, entre outros aparatos e, segundo, porque o local possui uma vulnerabilidade social mais latente do que nos outros territórios, além de uma vasta quantidade de jovens cumprindo medidas socioeducativas — ressaltou Izaura Freire.

O projeto estará a cada semana em um bairro onde a secretária irá atender servidores que tiverem alguma pendência a tratar e, também, usuários que, porventura, quiserem tirar alguma dúvida, mas após terem passado pela equipe técnica do equipamento. Na próxima semana (quarta-feira, 06), o Gabinete Itinerante estará no Cras de Custodópolis, em Guarus.

 Muito contente e satisfeito com o atendimento, o lavrador Manoel Luiz de Almeida, 52 anos, disse que o Cras vem mudando a vida de muita gente no distrito. “Aqui é muito bom. O atendimento é de primeira qualidade e os profissionais estão sempre prontos a nos atender de forma igual”, reforçou o assistido, que é morador da Estrada de Tocos.