terça-feira, 12 de março de 2013

Conselho convida diretor da Emut para esclarecimento

Divulgação
Quarta-feira

12 de março de 2013

O presidente do Conselho Municipal do Direito do Idoso, André Aragão, junto com a comissão de conselheiros que compõe o órgão, participou nesta terça-feira (12), de reunião ordinária no auditório do Ministério Público Estadual (MPE). O diretor técnico da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Alexandre Oliveira, esteve presente esclarecendo sobre os pontos de estacionamento de carros no município para idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes.

Durante a reunião, o diretor técnico da Emut apresentou o mapa que aponta todos os pontos do município que indicam os referidos lugares onde os idosos e portadores de necessidades especiais poderão estacionar seus veículos. Além disso, foram apresentadas fotografias coloridas mostrando 10% dos lugares que são reservados nas empresas dos ônibus e lotações, aos idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes.

Segundo Alexandre Oliveira, 22 pontos espalhados no município já estão demarcados para estacionamentos preferenciais. Ele explica que o trabalho começou no ano passado, por uma equipe que atuou de maneira intensiva na sinalização horizontal e vertical nos locais determinados, após estudo para a implantação dessas vagas.

O trabalho foi realizado nos locais de maior movimentação, como por exemplo, o Centro Histórico de Campos, o que vai facilitar o deslocamento dos motoristas que têm o certificado de preferência de estacionamento, como determina a lei. Para utilizar os espaços criados pela Emut, os idosos e portadores de necessidades especiais deverão fazer um credenciamento, como determina a lei, recebendo um documento que prova a necessidade de utilização do espaço.

Este, por sua vez, deverá ser apresentado à fiscalização da Guarda Civil Municipal no momento em que o carro estiver estacionado. O documento é nominal e intransferível, portanto, só podendo ser utilizado se o portador for o motorista do carro que estiver estacionado.

Os locais demarcados pela equipe da Emut foram os seguintes: na região da Avenida Pelinca, em frente ao Palácio da Cultura e dos bancos Bradesco e Itaú, além do Pelincão, rua Alvarenga Filho em frente ao Palácio da Cultura, rua Voluntários da Pátria em frente ao Centro de Saúde e rua Barão de Miracema, em frente à Beneficência Portuguesa. E, ainda, entre a rua 1º de Maio e a Tenente Coronel Cardoso, entre outros.