segunda-feira, 1 de abril de 2013

Secretaria na elaboração de um Plano de Segurança Alimentar

Foto: Rodolfo Lins
Segunda-feira
01 de abril de 2013


A secretaria da Família e Assistência Social, através da Coordenação de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), está empenhada junto à Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), além de representantes das secretarias de Educação, Agricultura e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, para a criação de um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional. A elaboração do plano municipal vai unificar o trabalho que hoje é desenvolvido nesta área, pelas diferentes secretarias, de forma isolada e diferenciada uma da outra.
 
De acordo com a nutricionista e coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria da Família e Assistência, Danielle Lessa Quilici, o trabalho de todas as secretarias dentro da formalidade de um plano dará uma visão panorâmica da realidade no município e, ainda, tornará possível ações de maior eficácia.

O traçado do plano está sendo feito através de uma parceria com pesquisadores da Uenf, baseados no tripé da segurança alimentar (produção – comercialização – consumo) e de informações coletadas das diversas secretarias do governo municipal. De acordo com o professor de economia e ciências políticas da Uenf, Mauro Macedo, o plano municipal de Segurança Alimentar e Nutricional deverá passar pelo Comsea, antes de ser apresentado à apreciação do poder executivo municipal, para sua implementação.