terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Comdim lembra os 81 anos do voto feminino no Brasil

Foto: Rodolfo Lins
Terça-feira
26 de fevereiro de 2013

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realizou nesta terça-feira (26) um encontro para lembrar os 81 anos do sufrágio feminino no Brasil, comemorado no dia 24 de fevereiro. A reunião aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e contou com a participação da secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire; e da secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares. Na ocasião, foram apresentados vídeos que lembraram a luta da mulher pelo direito ao voto.

A presidente do Comdim, Margarida Estela Mendes do Nascimento, destacou a importância da conquista para a mulher. “Este foi um grande avanço para a mulher, como cidadã, e por isso, este dia não poderia ser esquecido. Estamos também, fazendo um repúdio ao projeto de lei que coloca em risco os avanços do movimento feminista, como a lei Maria da Penha”, disse.

Para a secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, o momento marca o papel da mulher não como vítima, mas como protagonista na sociedade, tendo em vista o quanto já se avançou no sentido de proteção à classe feminina.

- Antigamente a mulher não participava ativamente na sociedade e vivia insegura, sem poder partilhar o que acontecia na vida dela. Hoje, o poder público disponibiliza mecanismos de proteção à mulher, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, capaz de deixá-la mais segura nas situações onde se deva criticar ou denunciar. É necessária a conscientização da própria mulher em pedir ajuda ao poder público nas situações difíceis. Estes mecanismos estão disponíveis também, para que a mulher entenda seus direitos e participe no processo de construção de uma sociedade mais justa – ressaltou Izaura.

Foram homenageados no evento, a prefeita Rosinha Garotinho, a Presidente Dilma Roussef, o gerente da CDL, Nilton Miranda, a jornalista Paula Virgínia de Oliveira (falecida) e Adailton Rangel (falecido), que foi parceiro do Comdim, ambos incansáveis na luta a favor dos direitos da mulher.