segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Projeto inédito tem início no Cras da Baixada

Foto: Rodolfo Lins
Segunda-feira
25 de fevereiro de 2013

Gestão democrática e acessível a todos. É assim que é definido o novo projeto da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social de Campos, pioneiro no interior do Estado do Rio de Janeiro, principalmente em se tratando de uma secretaria. O novo projeto será lançado ainda nesta semana, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Goitacazes, na Baixada Campista, onde existe um índice de vulnerabilidade alto em relação aos demais bairros e, ainda, se constata uma quantidade de jovens cumprindo medidas socioeducativas. 

O gabinete itinerante pretende percorrer todos os equipamentos que compõem a secretaria – Cras, Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), Serviço de Proteção Social para Pessoas Portadoras de Deficiência, Centro Dia, Colônia de Férias da Terceira Idade, cerca de 70 núcleos do Projovem Adolescente e 30 do Peti, núcleos do Programa de Inclusão Produtiva, entre outros. E, ainda, os 12 conjuntos residenciais do Programa Morar Feliz, espalhados pelo município. 

A ideia, segundo a secretária da pasta, Izaura Freire, é aproximar as pessoas cada vez mais do governo, especialmente, da secretaria, levando-se em consideração que é impossível o gestor atender a todos de forma urgente, tanto servidores quanto usuários, já que segundo ela, todos querem esse contato que, às vezes, fica inviável pelas demandas de trabalho do dia a dia do gestor. 

“A prefeita Rosinha Garotinho determinou que façamos este trabalho como forma de interação entre poder público e comunidade. Pretendemos seguir um calendário de visitas, que não serão previamente marcadas e vão acontecer de acordo com a necessidade de cada equipamento. Neste dia vamos, também, poder levantar todas as necessidades e problemas que possam existir no local, além de apresentar nossos serviços”, afirmou a secretária. 

Dentro do projeto, a secretária irá atender servidores que tiverem alguma pendência a tratar e, também, usuários que, porventura, quiserem tirar alguma dúvida, mas após terem passado pela equipe técnica do equipamento.