quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bolsa Família: Mais de 1,5 milhão precisam revisar dados cadastrais

MDS iniciou o processo de 2012, que abrange beneficiários do Bolsa Família há dois anos sem atualização de dados
Brasília, 12 – O processo de revisão cadastral 2012 do Programa Bolsa Família já começou. O total de famílias que precisam atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é de 1.527.760. O público-alvo da revisão cadastral são as famílias que, em 31 de dezembro de 2011, estavam há mais de dois anos sem atualização cadastral.

Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários, para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.

De acordo com o coordenador-geral de Pagamento de Benefícios do MDS, Gustavo Camilo Baptista, o cadastro é o grande meio que o governo federal tem pra localizar as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza no país. Atualmente o programa de transferência de renda beneficia 13,3 milhões de famílias em todo o país.

As famílias que precisam atualizar os dados são comunicadas no comprovante de pagamento do benefício. É importante ficar atento ao prazo final do processo de revisão cadastral, que termina em 31 de dezembro. Após essa data, os benefícios serão bloqueados e podem até ser cancelados.

Esclarecimentos sobre a revisão cadastral 2012 poderão ser obtidos pelo telefone 0800 707 2003, com a equipe de atendimento ao gestor municipal, no telefone (61) 3433-1500, ou pelo endereço eletrônico bolsa.família@mds.gov.br.