terça-feira, 19 de junho de 2012

Novas moradias dão dignidade aos moradores da Tapera

Por Telmo Filho

Moradores da Tapera estão se mudando nesta terça-feira (19) para o conjunto habitacional Tapera II do Programa Morar Feliz. Oitenta e oito famílias contam com o apoio das equipes da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social e de Defesa Civil Municipal. Ao todo, 180 famílias serão retiradas da margem da BR-101 (Campos-Rio de Janeiro) até o final desta semana. O Programa Morar Feliz é desenvolvido com os recursos dos royalties do petróleo, cuja finalidade é oferece qualidade de vida.

O secretário de Defesa Civil, Henrique Oliveira, disse que a grande importância do programa está na retirada de pessoas que viviam em áreas de risco ou em condições subumanas e sendo colocadas em locais seguros. “Após as mudanças, demolimos as casas onde os beneficiados pelo programa residiam, recuperamos toda a área degradada e a tornamos em uma área de preservação, impedindo construção de novas moradias”, comentou.

Para a auxiliar de cozinha marta Cristina Peixoto Firmo Vidal, 42 anos, será um começo de uma nova vida. “Amei a nova casa. É um presente de Deus”, afirmou Cristina, esclarecendo que irá dividir o imóvel com mais três filhos. “Agora posso dizer que estou deixando uma herança para os meus filhos, pois só em morarmos em um lugar seguro, não tem preço”, ressaltou.

Segundo a dona de casa Geilza da Penha Trajano, 36, ela está saindo de um local onde não tinha condições de continuar vivendo. “Quando chovia alagava tudo, sem contar no perigo constante que a gente vivia com essa rodovia. Estou muito feliz por ter sido uma das beneficiadas”, disse.