sexta-feira, 15 de junho de 2012

Combate à violência contra o idoso em praça pública

 

 
 
Por Elenice Costa / Foto: Rodolfo Lins
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso, junto com o Departamento de Proteção Básica e o Departamento de Proteção Social Especial, órgãos vinculados à Secretaria da Família e Assistência Social, realizou, nesta sexta-feira (15), atividades dentro da “Semana Nacional de Combate à Violência contra a Pessoa idosa”. A mobilização aconteceu na Praça do Santíssimo Salvador e contou com a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos.

O objetivo deste trabalho de conscientização é repassar à população os direitos dos idosos que, na maioria das vezes, sofrem diferentes tipos de violência. Os idosos poderão, até o final do dia, participar de atividades como ginástica rítmica, ato público em repúdio à violência à pessoa idosa, além de assistir a apresentação do Coral Doce Canto.

A coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso, Silvia Peixoto, explica que hoje é a segunda parte do alerta e mobilização pela Semana Nacional de Combate à Violência contra Pessoa Idosa. Ela explica que a maior proposta a partir da realização de um evento como esse, em praça pública, é conscientizar e unir todas as instituições para o combate às agressões à pessoa idosa.

- É a forma que encontramos para que as pessoas entendam e fiquem atentas à necessidade de estarmos denunciando e acompanhando nessa questão tão importante, que é  o cuidado com o idoso – acrescenta a coordenadora.

De acordo com o presidente do Conselho do Idoso, Delson Gomes, é muito oportuno realizar um trabalho em conjunto com vários setores públicos sobre a questão do combate à violência a pessoa idosa. “O combate tem que ser permanente em toda parte da sociedade que ainda não alcançou a terceira idade”, finaliza o presidente.