quarta-feira, 22 de maio de 2013

Conselho fala sobre criação da Carteira do Idoso

Foto: Divulgação
Quarta-Feira
22 de Maio de 2013


O presidente do Conselho Municipal do Idoso, André Aragão, junto com a assistente social da Secretaria da Família e Assistência Social, Inês Cristina Oliveira, realizou nesta terça-feira (21), no auditório da Secretaria do Governo, mais uma reunião com representantes de grupos e sociedade civil, onde foram discutidos diferentes assuntos. Entre eles, a criação da Carteira do Idoso, que garante a isenção do transporte interestadual ao idoso que recebe ate dois salários mínimos e que tenha mais de 60 anos de idade, de acordo com o Decreto nº 5934/06.

Segundo a assistente social Inês Cristina Oliveira, os idosos devem procurar os Centros de Referência e Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência para solicitar a carteira, a partir de um cadastramento. “A carteira é um documento oficial que garantirá ao idoso com 60 anos ou mais, com renda individual mensal igual ou inferior a dois salários mínimos e sem meios de comprovação de renda, o acesso a duas vagas gratuitas no transporte coletivo interestadual e 50% de desconto para os que excederem as vagas gratuitas”, disse a assistente social.

- A Secretaria da Família e Assistência Social está colocando em prática mais uma ação que beneficiará inúmeros idosos do município e irá proporcionar a gratuidade que está garantida pelo decreto nº 5.934 - finalizou Inês Cristina Oliveira.

O presidente do Conselho, André Aragão, ressalta que o município de Campos cresce no quesito de idosos e, por isso, as instituições públicas e privadas voltadas para os idosos precisam se adequar à demanda do município para melhor atender as necessidades de cada um deles.
O presidente de Grupo Finazinha Queiróz, Reginaldo Conceição Sales, 72 anos, ressalta que a população idosa está apostando nas ações desenvolvidas pelo Conselho e, agora, com maior expectativa, a partir da criação da Secretaria Municipal do Idoso.