segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mais uma ação de rua para resgate da cidadania e auto estima

Foto: Rodolfo Lins
Segunda-Feira
27 de Maio de 2013

Mais uma ação de resgate e cidadania foi realizada neste final de semana nas ruas da área central da cidade, pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, através da Casa da Cidadania e Centro Pop. Equipe multiprofissional dos dois equipamentos da secretaria percorreu, como acontece semanalmente, pontos onde se concentram moradores em situação de rua, abordando-os e mostrando que eles podem e devem sair desta condição, já que o governo desenvolve um trabalho que facilita a vida dos que querem mudanças.

De acordo com o coordenador da Casa da Cidadania e do Centro Pop, Luiz Maurício de Carlo, o quadro atual de pessoas em situação de rua é outro. Antigamente a maioria era de outros estados e, hoje, cerca de 90% deles são de Campos, muitos nestas condições por quebra de vínculos familiares, outros por causa de vícios (álcool, maconha, cocaína e outros) e alguns, até, por acharem que assim têm mais liberdade.

- A gente faz a abordagem e mostra que existe um serviço especializado de recuperação e resgate da cidadania, através dos dois equipamentos, onde eles têm refeição e moradia temporária. E, ainda, se precisar, nossa equipe providencia a retirada de documentos, encaminha para assistência médica e muito mais – acrescenta o coordenador.

A secretária Isaura Freire alertou para a questão da caridade a estas pessoas, fazendo com que, involuntariamente, permaneçam nessa condição. “A doação fortalece ainda mais a permanência dessas pessoas nas ruas. Caridade não é cidadania. Isso os indivíduos que vivem em situação de rua irão encontrar no abrigo. No local eles podem estar tirando a segunda via da documentação, têm hora para comer, para atividades físicas e lúdicas, capacitações, atendimento médico, entre outros. Nas ruas eles fazem o que querem”, finalizou Izaura Freire, citando os telefones para contato: (22) 2726-4041 e (22) 27334307.