quarta-feira, 15 de maio de 2013

Reunião define inclusão de quilombolas em Cadastro Único

Foto: Rodolfo Lins
Quarta-Feira
15 de Maio de 2013

No intuito de qualificar e quantificar efetivamente os remanescentes quilombolas para inclusão destes no Cadastro Único (CadÚnico), a secretaria de Família e Assistência Social recebeu nesta quarta-feira (15), representantes do Governo do Estado, além dos conselhos Estaduais e Municipais de Promoção e Igualdade Racial, e outros representantes da sociedade civil organizada. Dentro do CadÚnico, as comunidades poderão ter acesso a programas como Bolsa Família, Renda Melhor, Tarifa Social, além de acesso a outras informações e recursos.

Para representar a subsecretaria de Integração e Programas Sociais, esteve presente durante a reunião a superintendente de Renda e Cidadania, Ana Vieira, além do superintendente de Igualdade Racial da secretaria estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Marcelo Dias. “Nosso trabalho consiste em identificar e caracterizar as famílias quilombolas nos 92 municípios que consistem o Estado do Rio e, ainda, discutir estratégias para inclusão destas famílias no CadÚnico, incluindo estas famílias nos programas, além de resgatar e valorizar a cultura e características territoriais destes remanescentes”, destaca Ana.

A secretária de Família e Assistência Social, Izaura Freire, destaca que a iniciativa de unir o governo municipal ao governo do Estado, além de membros da sociedade civil organizada, foi de iniciativa do próprio município. “Ao compararmos os números de comunidades quilombolas apresentado no município, através da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares e pelo CadÚnico, pudemos ver uma divergência de números, então, decidimos, em conjunto, efetuar uma visitação em cada comunidade quilombola presente no município para avaliar estes números reais e, então, cadastrá-las efetivamente para inscrição nos programas de direito”, pontua Izaura.

Segundo Marcelo Dias, a atuação da superintendência em que atua, em conjunto com a superintendência de Renda da secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, consiste na identificação das comunidades quilombolas - negros descendentes de africanos - para promover o desenvolvimento econômico, cultural e social, “todos aspectos do desenvolvimento humano”, relata ele.