segunda-feira, 13 de maio de 2013

Família e Assistência na homenagem os 204 anos da PM

Foto: Rodolfo Lins
Segunda-feira
13 de maio de 2013

Participei na manhã desta segunda-feira (13), da Sessão Especial da Câmara Municipal de Campos, que homenageou os 204 anos Polícia Militar. A sessão foi presidida por um dos vereadores que teve sua origem na carreira militar, Paulo César Genásio, também autor do requerimento,. A sessão contou com a participação do Comandante do 8º BPM, Tenente Coronel Jonei Sardemberg, da Banda Marcial da Polícia, autoridades militares, representantes da sociedade civil e do poder público.

Após as homenagens aos militares, fui convidada ao púlpito, onde pude ressaltar minha origem profissional, que também se deu na carreira militar, e que hoje como secretária da Família e Assistência vejo a importância da ação conjunta entre os órgãos, no combate à violência.
Parabenizei a iniciativa do vereador Genásio pela homenagem ao aniversário dos 204 anos da Polícia Militar e através do Tenente Coronel Sardemberg toda corporação (da qual também faço parte), pelo trabalho desenvolvido em prol da população. Aproveitando, destaquei também que, diferente da minha época, a polícia hoje está mais homogeneizada. Isso contribui muito para a eficácia das ações de combate à violência.
História - Em 1809 o príncipe-regente Dom João IV resolve criar a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia da Corte (DMGRP). A Guarda Real de Polícia, como ficou primeiramente conhecida a PMERJ, teve participação decisiva em momentos importantes da história brasileira como, por exemplo, na Independência do país.
A partir daí, a corporação teve mais de 12 nomes diferentes e quando o Estado da Guanabara se fundiu ao Estado do Rio de Janeiro, deixando de ser a capital do Brasil - mudando-se para Brasília - a PMERJ centralizou seus comandos e distribuição de forças, fixando o nome Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.