quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conselho do Idoso na tribuna livre da Câmara de Vereadores

Foto: Divulgação
Quarta-Feira
03 de Abril de 2013

O presidente do Conselho Municipal do Direito do Idoso, André Aragão, participou nesta terça-feira (2), da tribuna livre na Câmara de Vereadores. Durante o evento foi apresentada à minuta para o projeto de lei que acrescenta e altera dispositivos da Lei nº 8112 de oito de outubro de 2009, objetivando a adequação de novo organograma do Conselho. A lei cita, entre outras, a criação do Fundo Municipal do Idoso e regulamenta o fluxo de atendimento para a terceira idade. O Conselho do Direito do Idoso participa, ainda, de forma ativa, do Conselho Municipal para o Desenvolvimento Sustentável (Comudes). 

O presidente do Conselho Municipal do Direito do Idoso apresentou um breve quadro da situação do idoso no município que cresce, assim como em todo o Brasil, levando-se em consideração que as pessoas da terceira idade hoje têm um sobrevida ainda maior, por causa dos vários programas e ações voltadas a elas. Segundo os dados apresentados, dos vários tipos de violência praticada contra o idoso, 75% são de ordem física, psicológica e financeira; 5% sexual, 5%; autonegligência 5% negligência, 10% abandono, entre outros.

Na Câmara - Tribuna Livre é um espaço destinado à participação dos munícipes, organizados em movimentos ou entidades constituídas, representando 20 pessoas ou abaixo-assinado de, pelo menos, 20 assinaturas, para apresentar temas de interesse geral ou coletivo, que devem ser levados ao conhecimento dos vereadores e vereadoras.