quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dia do Autismo com palestra e platéia cheia

Fotos: Rodolfo Lins
Quarta-Feira
03 de Abril de 2013

Com a platéia do Teatro Trianon lotada, contando com a presença do vice-prefeito Doutor Chicão, além de vereadores, secretários municipais, profissionais ligados à área médica e mães, aconteceu nesta terça-feira (02), no Teatro Trianon, palestra da terapeuta Patrícia Piacentini, mestre em Desenvolvimento Infantil pela Antioch University, em Santa Bárbara, na Califórnia, dentro da programação pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O evento foi promovido pela secretaria municipal da Família e Assistência Social, através do Programa Campos para Todos, que realizou, também, a posse dos membros do recém-criado Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência, presidido por Jeferson de Souza Gomes. O evento terminou com show do cantor Felipe Tammy.

Para um público atento, a palestrante Patrícia Piacentini mostrou os principais sintomas de uma criança autista, destacando a atenção que deve ser dispensada à parte motora e o atendimento fisioterapêutico necessário. Patrícia destacou, ainda, alguns sintomas da criança autista, como convulções e isolamento, além do atraso intelectual e de ações em relação a uma criança que não tem autismo, que pode ser de um ano, dois ou mais, fazendo com que as pessoas leigas classifiquem esse autista como um retardado ou doente mental. O “remédio” para isso tudo, segundo Patrícia, é o diagnóstico cada vez mais precoce e o “despertar” dos pais para os sintomas considerados anormais, como por exemplo, cair e não sentir dor, olhar determinada paisagem e não focar em um detalhe, se estressar com um simples barulho externo, entre tantas outras.

O vice-prefeito Doutor Chicão, que também é médico-pediatra, acrescentou que não se sabe ainda o que determina o autismo, alguns estudiosos acreditam que seja genético e outros falam em falta de minerais. “Uma palestra como essa, com uma especialista como a doutora Patrícia, é importante para tirarmos dúvidas, principalmente, das mães e futuras mães que estão hoje aqui. Nosso governo trabalha nesse sentido, de agregar valores, visando o bem da coletividade”, disse Doutor Chicão.

A secretária Izaura Freire afirmou que a autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. “A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo todo haja cerca de 70 milhões de pessoas com autismo. E, no Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas” finaliza a secretária Izaura Freire.