quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cozinha Brasil ensina alimentação saudável a usuárias do Cras

Fotos: Rodolfo Lins
Quarta-feira
10 de abril de 2013

Cerca de 100 usuárias do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) de Custodópolis, entre outros, participam até esta quinta-feira (11), na Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, de curso promovido pelo Programa Cozinha Brasil, sobre aproveitamento integral dos alimentos. O curso está sendo ministrado na unidade móvel cozinha/escola, a cargo da nutricionista Natália Coelho e do cozinheiro Miler Duarte.

O curso, que é promovido pelo Sesi, em parceria com a Ampla, começou ontem, terça-feira (9), e é dividido em duas turmas de 50 pessoas. De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, da Família e Assistência, Cristiana Versiani, além das usuárias do Cras de Custodópolis, participam também usuárias da Codin e Travessão. “Estas usuárias já participaram de outros projetos, dentro da mesma parceria, como palestras de conscientização de economia de energia, curso de artesanato, entre outros”, afirma a diretora.

Usuária do Cras do Eldorado, Elza Albino Machado, 61 anos, participou de vários cursos. “Estes cursos são ótimos, porque além de serem de graça, são muito importantes para nós. Primeiro, a gente aprendeu a economizar energia, depois aprendeu artesanato e, agora, esta maravilha de curso, que está ensinando a reaproveitar os alimentos que antes a gente jogava no lixo. Agora, vimos que podemos fazer uma comida mais saudável e econômica”, acrescenta a usuária.

A secretária Izaura Freire diz que este curso vem somar às palestras e orientações sobre a qualidade da alimentação, que são desenvolvidas pela Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da secretaria. “Sabemos que no país todo há um desperdício muito grande de alimentos, às vezes, por falta de informação básica. E o programa Cozinha Brasil mostra isso e melhor ainda, ensina que podemos fazer uma comida fácil e com alto valor nutricional”, ressalta a secretária.