terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia do Autismo será lembrado com palestra no Trianon

Foto: Rodolfo Lins
Terça-feira
02 de abril de 2013

Centenas de pessoas já se inscreveram para o seminário que vai marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, hoje (terça-feira, 02), a partir das 16h, no Teatro Municipal Trianon, promovido pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, através do Programa Campos para Todos.
Uma vasta programação esta preparada para hoje, iniciando com panfletagem que fiz com minha equipe pelo centro da cidade, reforçando o convite para a palestra com a terapeuta Patrícia Piacentini, mestre em Desenvolvimento Infantil pela Antioch University, em Santa Bárbara, na Califórnia, que ocorrerá às 17h no Trianon. As inscrições para a palestra sobre o tema ”Inclusão”, ainda podem ser feitas pelo e-mail autismocamposrj@gmail.com.
Às 16h, haverá cerimônia de posse do Conselho Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Comde), em seguida a palestra, finalizando às 22h, show com Felipe Tamy.

- Autismo é uma síndrome que afeta o desenvolvimento em três importantes áreas: comunicação, socialização e comportamento. A Organização Mundial de Saúde estima que no mundo todo haja cerca de 70 milhões de pessoas com autismo. E, no Brasil, a estimativa é de 2 milhões de autistas. Por isso a importância desses eventos para conscientização sobre o autismo.

No final de 2007 a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia de Conscientização do Autismo, iniciando a campanha em 2/abril/2008. Desde então, anualmente o mundo todo se ilumina de azul pelo autismo.