terça-feira, 9 de abril de 2013

Secretários apresentam ações na Câmara de Vereadores

Foto: Rodolfo Lins
Terça-Feira
09 de Abril de 2013


Em reunião na Câmara de Vereadores de Campos nesta segunda-feira (08), os secretários e sub, da Família e Assistência Social, Trabalho e Renda e Centro de Processamento de Dados de Campos (Cidac), respectivamente, Izaura Freire, José Alberto Nogueira e Ranulfo Vidigal, falaram sobre as ações desenvolvidas pelo governo Rosinha Garotinho, principalmente, para os usuários dos programas de transferência de renda, com destaque para o cheque cidadão. A participação dos representantes do governo municipal na Câmara aconteceu dentro do seminário, “Do Cheque Cidadão à Assinatura da Carteira de Trabalho”.

Izaura Freire explicou que hoje, em Campos, mais de 25 mil famílias são usuárias do programa, que faz parte da política nacional de assistência social e está inserido dentro de um programa macro, o Brasil sem Miséria. E cabe aos municípios, dar oportunidade a esses usuários para que eles não se mantenham por toda a vida somente vivendo deste benefício. E neste contexto, explica Izaura Freire, são desenvolvidos cursos de capacitação, além de oferta de acesso à saúde, educação, entre outros.

O subsecretário municipal de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira falou dos cursos oferecidos pela secretaria e destacou que a maioria das pessoas que participou destes, conseguiu inserção no competitivo mercado de trabalho. José Alberto acrescenta que somente de janeiro a fevereiro deste ano foram 1.407 empregos com carteira assinada, intermediados pela secretaria. Além de oferecer vagas de emprego, o órgão também faz emissão de carteira de trabalho, ajuda a produzir e emite currículos, faz a captação de vagas para o empregador e encaminha o empregado a área que irá servir, seja através de e-mail, currículos ou individualmente.

O presidente do Cidac. Ranulfo Vidigal, falou sobre as tendências e demandas que podem ocorrer no município de Campos nos próximos anos e a realidade atual no âmbito econômico. De acordo com Vidigal, até 2030 mudanças significativas devem ocorrer em todo o mundo. No Brasil, a realidade não deve ser diferente. Ele afirma que nos próximos 20 anos o país deve passar por uma expansão do consumo de massa, além dos investimentos, cada vez mais intensos, em recursos naturais e em infra-estrutura.

No entanto, afirma Vidigal, atualmente é necessário que os governos municipal, estadual e federal invistam cada vez mais nas demandas recentes, como a economia pautada na produção de matérias-primas, investimento em pesquisa e desenvolvimento, além de uma nova inserção no que diz respeito à divisão internacional do trabalho.

— O crescimento do município não pode estar só pautado no gasto público, pois o recurso é finito principalmente com a tentativa de retirada de recursos de indenização da produção petrolífera da Bacia de Campos. É importante que o governo invista, principalmente, em planejamento macro regional e logístico e também na capacitação da força de trabalho, para que possamos desfrutar de um futuro seguro para as famílias que residem no município — concluiu o presidente do Cidac.