quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Secretários avaliam participação em paineis do governo federal

Foto: Secom
Quinta-feira
31 de Janeiro de 2013


Secretários e presidente de fundações municipais estão em Brasília participando de painéis desenvolvidos pelo Governo Federal, dentro da programação do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece esta semana. Cada um em sua área de atuação, todos classificaram o evento como bastante produtivo. A Secretária Municipal da Família e Assistência Social, Izaura Freire, disse que o evento, além de oferecer conhecimento, também confirmou que as políticas públicas implantadas em Campos estão no caminho certo.
- Foi importante, pois vimos bastantes situações interessantes. Mas também confirmou que as políticas públicas implantadas pela prefeita Rosinha Garotinho estão no caminho certo -, destacou. A presidente da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima, Patrícia Cordeiro, disse que a palestra que participou, ministrada pela Ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi importante, pois esclareceu as dúvidas sobre o Vale Cultura, um benefício destinado aos trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos, com o objetivo de garantir meios de acesso e participação nas diversas atividades culturais desenvolvidas no Brasil. “É um mecanismo muito importante para incentivar a produção cultural”, observou ela.
O secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, disse que o encontro possibilitou chegar à conclusão da importância para que haja sempre uma integração entre os órgãos municipais visando o desenvolvimento de Campos. “Essa interface é fundamental. E nós já trabalhamos dessa forma, principalmente, com as secretarias ligadas ao setor da economia”, destacou Crespo.
Já Wilson Cabral, secretário Municipal do Meio Ambiente, participou de quatro oficinas: Política Nacional de Resíduos Sólidos; Cadastro Ambiental Rural; Atlas do Abastecimento Urbano de Águas e Agenda Ambiental na Administração Pública. “Em cada um desses pontos, nosso município está bem posicionado em relação aos outros”, destacou ele.
Fonte: Secom/Pmcg

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

No caminho certo

Foto: divulgação
Quarta-feira
30 de janeiro de 2013

Em Brasília, junto com a Prefeita Rosinha Garotinho, que participa do Encontro de Prefeitos, assisti à palestra da Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luíza Barros. Ela expôs proposições como a implantação do Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial, além se capacitação para gestores com a finalidade de sensibilizá-los à essa política que, no Plano Brasil sem Miséria e na perspectiva do CadÚnico, 70% dos 16 milhões de pessoas do país que estão na linha da pobreza são negros. Isso mostra que estamos no caminho certo, levando em consideração que o governo municipal de Campos já implantou seu Departamento de Igualdade Racial. 

Secretária em Brasília conhece novos projetos da União

Foto: Divulgação
Quarta-feira
30 de janeiro de 2013

A secretária municipal da Família e Assistência, Izaura Freire, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, junto com a prefeita Rosinha Garotinho, estão participando em Brasília, do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas. Durante o evento, painéis voltadas para diferentes segmentos. Izaura Freire, deverá participar de, praticamente, todos os paineis que vão ao encontro da política de assistência.

O primeiro painel do qual a secretária participou foi "O Papel da Assistência Social no Brasil sem Miséria". - “Participar deste painel só confirmou que o município de Campos está no caminho certo quando adota políticas estruturadas no Sistema Único de Assistência (SUAS), como o Cheque Cidadão, Renda Mínima (benefícios); Inclusão Produtiva e Pronatec, dentre outras iniciativas”, afirmou Izaura. 

Durante o discurso da secretária Nacional de Assistência Social, Denise Rolim, que conduziu o painel, ela deixou claro que o município de Campos está legitimado a pleitear novos programas e ampliar outros, por conta dos avanços praticados na atual gestão. 

Nesta quarta-feira, o painel foi sobre "Plano Brasil sem Miséria" no município e as formas de combater a extrema pobreza através do Cadastro Único, Bolsa Família, Busca Ativa, Mapa de Oportunidade, dentre outros mecanismos. A condução dos temas foi da Ministra do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Tereza Campello. Em seguida foi a vez de acompanhar o painel "Participação Popular e Cidadania", que abordou assuntos como Políticas para Juventude, Enfrentamento à Violência contra Mulher e "Viver sem Limites", ações para pessoas com deficiência.

Para esta quarta-feira (30), na Programação Boas Práticas, a expectativa é de conhecer experiências no campo da Inclusão, Trabalho e Renda, Economia Solidária, Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Inclusão Social por meio de Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis. 

Outros os secretários municipais de Campos, também participam com a prefeita Rosinha Garotinho do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, aberto na última segunda-feira (28) em Brasília, entre eles, os secretários de Comunicação, Sérgio Cunha; de Meio Ambiente, Wilson Cabral; secretária particular, Linda Mara Silva e de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Marcelo Neves, além dos presidentes das fundações Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; Zumbi dos Palmares, Jorge Luis dos Santos e de Esportes, André Felippe Ferreira, Pampa. O evento encerra hoje, quarta-feira (30).

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mais uma oportunidade para cursos do Pronatec


Por Frânio Abreu

Os interessados em fazer um dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecidos através da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, têm uma nova oportunidade a partir desta terça-feira (29), se estendendo até sexta-feira (1º). Até sexta-feira da semana passada (25), quando tinham sido encerradas as inscrições, foram feitas 2 mil e 24 inscrições para os 28 cursos profissionalizantes, que serão ministrados no Instituto Federal Fluminense (IFF) - Campus Centro, IFF - Campus Guarus, além do Senai, Senac e Sest-Senat.

Devido a grande procura, os organizadores passam a partir de hoje (terça-feira), às 9h, até o último dia de inscrições, a distribuir 200 senhas/dia. Desta forma, só serão atendidas as pessoas que possuírem a senha e cada uma terá direito a apenas uma, o que equivale a uma inscrição. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Família e Assistência, em Guarus, e no estande da Secretaria do Meio Ambiente, em Farol de São Thomé. Na praia campista, no entanto, as inscrições acontecerão também no sábado (02), até meio dia.

Para se inscrever o interessado deverá possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. E, ainda, ter entre 16 e 59 anos e documentos pessoais como CPF, identidade, comprovante de residência e de escolaridade, cartão do Bolsa Família ou Cheque Cidadão, caso seja beneficiário.

Cursos mais e menos procurados - São 28 cursos disponíveis, mas alguns já estão fechados, já que a procura foi três vezes maior do que o número de vagas. Para os cursos de Auxiliar Administrativo, Soldador no Processo Mig Mag e Pintor Industrial, por exemplo, não existem mais inscrições. Já para os cursos de cuidador de idoso, montador de andaimes, padeiro/confeiteiro, operador de áudio, montador e reparador de computador e motorista de produtos perigosos, ainda há vagas.

Índios visitam o Setor da Igualdade Racial

Foto: Rodolfo Lins
Terça-feira
29 de janeiro de 2013

Índios da Aldeia Velha, de Porto Seguro, na Bahia, visitaram nesta segunda-feira (28), o setor de Igualdade Racial da Secretaria da Família e Assistência Social de Campos. Na ocasião, foi formalizado o convite para a participação deles na contribuição de um desenvolvimento mais sustentável para o setor.

- Foi uma conversa bastante produtiva. Nós do setor pretendemos ter um negro, um branco e um índio que possam falar sobre sua cultura e seu aprendizado, para também contribuir com o rendimento da cultura de cada um deles e mostrar para a população - informou o coordenador do Setor de Igualdade Racial, Gilberto Coutinho Junior.

Os três índios, Eyhnã Pataxó, Apetxienã Pataxó e Aktxawã Pataxó vieram para Campos, para comercializar o seu artesanato. Eles estão há quatro dias na cidade e no final de semana, tiveram a primeira visita do coordenador da Igualdade Racial. Eles destacaram a felicidade em receber o convite e a importância de mostrar sua cultura e fazer com que isso diminua o preconceito.

- Achei bastante interessante. Na Bahia, sou educador da Comunidade Pataxó e ofereço aulas de história e língua Pataxó para as crianças. É superimportante passar este conhecimento para os não indígenas. Espero que esta parceria seja boa - disse o índio Eyhnã Pataxó.

Os índios falaram também, um pouco da sua língua e comentaram sobre o seu projeto na Bahia, que já acontece há 12 anos: os Jogos Indígenas Pataxó, jogos com modalidades totalmente indígenas, como a corrida de tora, corrida de marocá, arco e flecha, zarebatana, entre outras, feitas especificamente para as comunidades do local. “Os jogos são bem interessantes. As modalidades são todas indígenas, podemos adequar este projeto à nossa nova parceria”, ressaltou Eyhnã Pataxó.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Emoções na Terceira Idade com Agnaldo Timóteo

Foto: Secom
Segunda- Feira
28 de janeiro de 2013

Uma noite pra ficar na memória. O show de Agnaldo Timóteo no último sábado (26), na Colônia da Terceira Idade, na Praia do Farol de São Tomé, foi marcado por emoções. O evento, que fez parte da programação do Verão da Família, foi prestigiado pela Prefeita Rosinha Garotinho. No repertório, canções que marcaram época, como “Negue”, “Cabecinha no Ombro”, além de sucessos românticos, como “Ave-Maria” e “Os Verdes Campos De Minha Terra”.

Antes da apresentação de Agnaldo Timóteo, o Coral Doce Canto, do Departamento do Idoso da Secretaria de Saúde, subiu ao palco e atraiu olhares curiosos do público. “Primavera”, “Como nossos pais”, entre outras canções foram cantadas pelo grupo afinado da melhor idade.

Com mais de 50 discos gravados, Agnaldo Timóteo disse que espera retornar mais vezes em Campos. “A Prefeitura está de parabéns em levar cultura ao alcance do povo e a Prefeita Rosinha tem tido este olhar especial”, ressaltou. Agnaldo, atualmente, está divulgando o disco “Minha Oração” que, segundo ele, “é um sonho de 30 anos que virou realidade”.

Frequentadores assíduos da Colônia da Terceira Idade, o casal Carlos Magno da Cruz Ribeiro, 67 anos, e Jocileia Rocha, 66, afirmou que toda música é uma terapia. “A música faz bem, ainda mais ouvir Agnaldo Timóteo cantar. Ele tem uma voz deslumbrante”, disse Carlos Magno, ressaltando que os bailes são um incentivo para todas as idades a dançar.

Morando em Campos em apenas dois meses, auxiliar administrativa Iranilda Medeiros, 40, natural de Minas Gerais, relata ter ido ao Farol pela primeira vez e que nunca teve um verão tão divertido. “Essa praia é maravilhosa. A programação está ótima. Vou retornar mais vezes”, comentou.
Secom/Pmcg

Inscrições para o Pronatec retornam nesta terça-feira

Foto: Rodolfo Lins
Segunda-feira
28 de janeiro de 2013

Devido a grande procura, a Secretaria Municipal da Família e Assistência prorrogou as inscrições para os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que terminariam na sexta-feira passada (25). Até esta data foram feitas 2 mil e 24 inscrições para os 28 cursos profissionalizantes, que serão ministrados no pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) - Campus Centro, IFF - Campus Guarus, além do Senai, Senac e Sest-Senat.

As inscrições retornam nesta terça-feira (29), se estendendo até sexta-feira (1º), na secretaria da Família e Assistência Social, em Guarus, e no estande da Secretaria do Meio Ambiente, na praia de Farol de São Thomé, sempre das 9 às 16h. Na praia campista, no entanto, as inscrições acontecerão também no sábado (02). 

Para se inscrever o interessado deverá possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. E, ainda, ter entre 16 e 59 anos e documentos pessoais como CPF, identidade, comprovante de residência e de escolaridade, cartão do Bolsa Família ou Cheque Cidadão, caso seja beneficiário.

São 28 cursos disponíveis. Entre eles, auxiliar administrativo, instalador de rede de TV a cabo e via satélite, montador e reparador de computadores, operador de áudio, cabeleireiro, manicure e pedicure, montador de andaimes, plataformista, pintor industrial, soldador no processo Mig e Mag, motorista de produtos perigosos, entre outros. A relação deles está afixada na secretaria municipal da Família e Assistência Social.
Secom/Pmcg

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Terceira Idade também tem seu “garoto” e “garota”

Foto:Rodolfo Lins
Quinta-Feira
24 da fevereiro de 2013


“A terceira idade é a felicidade. A terceira idade é a voz da verdade. Não faz só tricot e bolinho, vai à praia e toma um chopinho”. A música da cantora Lecy Brandão retrata o espírito dos 20 participantes do Concurso Garoto e Garota da Terceira Idade, promovido pelas secretarias de Saúde e da Família e Assistência Social, nesta quarta-feira (23). O evento aconteceu na Colônia de Férias da Terceira Idade, na praia de Farol de São Thomé, num clima de tranqüilidade e muita alegria.

E foi tudo surpresa, pelo menos para a ganhadora do primeiro lugar, Marli Soares Arêas, de 66 anos, que disse que, inicialmente, as filhas e netas não queriam que ela participasse, mas, por força da hierarquia familiar, prevaleceu sua vontade. “Prá mim foi mesmo surpresa. Estou muito feliz com esse título”, disse a orgulhosa ganhadora.

Quase a mesma história foi contada, também, pelo primeiro lugar masculino, Neil Santos, 71 anos, que não iria participar e resolveu de última hora. “Isso tudo aqui é uma brincadeira muito gostosa. A gente se diverte e é isso que a terceira idade gosta”, finalizou Neil, depois de ser aclamado como vencedor.
O segundo lugar ficou com Maria Dilma Barreto, 70 anos, e o terceiro com Nilda Cecília, 65 anos. O segundo lugar masculino foi para Rui Manoel, 62 anos. Eles ganharam brindes, além de corte de cabelo, entre outros que, segundo a maioria, nem se compara ao maior prêmio recebido: a gostosa brincadeira e, em conseqüência, o aumento da auto estima.


A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, que presidiu o júri, disse que, mesmo como brincadeira, foi difícil escolher somente cinco pessoas entre todos os participantes. “Todos eles passavam muita satisfação em estar participando de um evento desse tipo, estava estampado do rostinho de cada um deles”, finaliza Izaura Freire.
Ascom/Pmcg

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Reunião do Conselho Estadual de Assistência

Foto: Arquivo pessoal
Quarta-feira
23 de janeiro de 2013

Ontem, terça-feira (22), por conta da chuva na cidade do Rio de Janeiro, não deu quórum para a reunião ordinária do Conselho Estadual de Assistência Social, onde sou membro-titular. Porém, oportunizou-se uma discussão bastante proveitosa sobre população de rua e seus desafios. À mesa, Nelma Azeredo, Subsecretária de Estado de Assistência Social e Descentralização da Gestão, Marizete Rente Lage, Presidente do CEAS e alguns membros do Conselho. 

Parceria da Família e Assistência com Educação para erradicar analfabetismo

Foto: Secom
Quarta-feira
23 de janeiro de 2013

Mais uma parceria foi firmada essa semana entre secretarias municipais, visando o bem estar da população. Desta vez foi das secretarias da Família e Assistência Social e a Educação que, juntas, vão trabalhar para a erradicação do analfabetismo. Desta vez o público alvo será os beneficiários dos programas sociais, Bolsa Família e Cheque Cidadão, totalizando entre os dois programas, cerca de 215 mil usuários.

O encontro das secretárias Izaura Freire e Joilza Rangel aconteceu na secretaria de Educação, onde foi apresentado o programa desenvolvido pelo órgão, em parceria com o governo do Estado, de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente a idéia é que esse público alvo da assistência, depois de identificado, seja inserido no programa educacional. 

De acordo com a demanda, Joilza Rangel acredita que nas áreas mais distantes do centro do município possam ser abertos núcleos de alfabetização, como forma de facilitar à vida destas pessoas que moram mais afastadas. E, ainda, mais tarde, propiciar a esses alunos cursos como os disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Izaura Freire acrescenta que o trabalho de identificação dessas pessoas que não sabem ler e escrever já existe, levando-se em conta os dados cadastrais de cada beneficiário dos programas, quando inseridos neles. “Nessa ação conjunta, cabe também a participação da Secretaria de Trabalho e Renda, tentando se buscar, efetivamente, a “porta de saída” para aqueles que estão sob o sistema de proteção social do governo”, finaliza Izaura Freire.

Números – De acordo com a secretária Izaura Freire, o Programa Bolsa Família conta hoje com 162 mil pessoas cadastradas e, deste total, cerca de 25 mil não sabe ler e escrever. No Programa Cheque Cidadão existem 25 mil famílias cadastradas e, deste, 1.950 que também não sabem ler e escrever. Já dentro do perfil CAD-Único (neste sistema de cadastramento do governo federal, necessariamente as pessoas não precisam estar inseridas em nenhum programa social) são 24.780 nesta mesma condição.
Ascom/Pmcg

sábado, 19 de janeiro de 2013

Inscrições para cursos do Pronatec no Farol

Foto: Secom
Sábado
19 de fevereiro de 2013


Divulgar os serviços e programas oferecidos e possibilitar o acesso a todos que se interessam por importantes ações, como a emissão de documentos e inscrições para cursos do Pronatec, foram os principais objetivos da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SMFAS) na manhã deste sábado (19), quando o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania levou sua Coordenação da Igualdade Racial e o setor de Identificação Civil para diversas atividades nos estandes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da Biblioteca Nilo Peçanha, na Aldeia do Sol. 

Profissionais do Departamento de Proteção Social Especial, que atuam em ações de violação de direitos, também estiveram no balneário para a distribuição de material informativo no Portal do Farol e na orla.  Os interessados também puderam se inscrever para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ainda, em parceria com a SMMA, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) realizou por mais um sábado, das 9h às 12h, oficina de reciclagem com garrafas pet.

- Nossa proposta é viabilizar e oportunizar o acesso às capacitações, como as oferecidas pelo Pronatec, e aos vários serviços. Sabemos da concentração de pessoas no Farol e é a oportunidade de divulgarmos os serviços. Hoje, o grande mote é conseguir porta de saída para os nossos usuários – destacou a secretária municipal de Família e Assistência Social, Izaura Freire.

Morador do Farol, Tiago Alves de Souza, 29, aprovou a iniciativa e não perdeu a oportunidade para fazer a pré-inscrição em um dos 28 cursos oferecidos pelo Pronatec. Trabalhando informalmente com a montagem de andaimes, ele, que não concluiu o Ensino Médio, espera ser selecionado para o curso de Montador de andaime a chance de entrar no mercado formal da Construção Civil.

- Casado e com um filho, eu acredito que essa é a oportunidade de melhorar minha renda – disse Tiago.

As pré-inscrições e divulgação dos cursos do Pronatec  estão sendo feitas até sexta-feira (25) no estande da SMMA, das 9h às 16h. “A partir das pré-inscrições, faremos o levantamento da demanda e encaminharemos os candidatos aptos”, explicou a superintendente de Programas e Projetos, Irecy Damasceno.
Ascom/Pmcg

Emissão de documentos: ação de cidadania no Farol

Foto: Rodolfo Lins
Sábado
19 de janeiro de 2013

Em parceria com a secretaria municipal de Assistência Judiciária e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a secretaria municipal de Família e Assistência Social (SMFAS) promoveu, neste sábado (19), mais uma ação de cidadania. Dessa vez, o público contemplado foi do Farol de São Tomé. 

No estande da Biblioteca Nilo Peçanha, na Aldeia do Sol, quem compareceu, das 9h às 16h, ao local, teve acesso às primeiras e segundas vias de documento de identidade civil, além de isenção e distribuição de isenção de certidões de nascimento, casamento e óbito. Carteira de Identidade de crianças a partir de um mês podia ser solicitada pelos pais. Aqueles que precisavam de foto, contaram com o serviço gratuito. A ação contou com apoio do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), órgão do Governo do Estado do Rio. A procura foi grande.

- O movimento foi intenso nesta que foi a primeira vez que trouxemos o serviço para o Farol. A proposta da Prefeita Rosinha Garotinho é para que realizemos ações itinerantes também em bairros do município. Nós já temos dois postos de atendimento: em Goitacazes, atendendo a moradores de toda Baixada Campista até o Farol, e outro na sede da secretaria, no Jardim Carioca para atender a toda demanda do município. Um terceiro está para ser inaugurado em Morro do Coco, para atender a população da região Norte de Campos. Além disso, a partir de fevereiro, vamos intensificar nosso trabalho e realizar em abrigos e hospitais o Fórum domiciliar de Identificação Civil – anunciou a chefe do Setor de Identidade Civil da SMFAS, Iara Silva Lima.
Ascom/Pmcg

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Família e Assistência em parceria na praia de Farol

Foto: Rodolfo Lins
Sexta-Feira
18 de janeiro de 2013

A secretaria municipal da Família e Assistência Social mais uma vez se prepara para participar das ações desenvolvidas nos finais de semana na praia de Farol de São Thomé, dentro da programação do Verão da Família 2013. Nesta sexta-feira (18) e no sábado (19), das 9 às 16h, o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania leva sua Coordenação da Igualdade Racial e o setor de Identificação Civil à praia campista para atividades na biblioteca e na tenda da secretaria do Meio Ambiente, onde serão realizadas atividades para pessoas de todas as idades.

A programação da Família e Assistência é desenvolvida, segundo a secretária Izaura Freire, em parceria com outros órgãos municipais, como Fundação Zumbi dos Palmares, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Secretaria de Asssistência Judiciária e Secretaria de Meio Ambiente, além do Projeto Tamar e Projeto Botinho. “Na semana passada realizamos panfletagem, mostrando a população e veranistas, os nossos programas e serviços, todos gratuitos e de fácil acesso. Durante todo o verão estaremos marcando presença na praia de Farol de são Thomé”, acrescenta a secretária.

Na biblioteca da praia a vez é das crianças. Lá elas podem participar de contação de histórias, teatro infantil, exposição de livros e oficina afro-estética (penteados étnicos). Já na tenda do Meio Ambiente, de oficina de capoeira, expressão corporal, entre outros. 

Para os adultos, na biblioteca tem opção de retirada de primeira e segunda via da identidade, isenção e distribuição de isenção de certidão de casamento, nascimento e óbito. Mas as atividades na biblioteca não param por aí. Tem ainda, atividades em grafit, bboys, skate, DJ´s, rapp, capoeira, street, percussão, bike, hip hop e muito mais.
Ascom/Pmcg

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O escândalo do Viva Rio e os negócios com a quadrilha de Sérgio Côrtes

Reprodução internet
Segunda-feira
14 de janeiro de 2013

O Viva Comunidade, Organização Social ligada à ONG Viva-Rio, administra UPA’s e Programa de Saúde da Família. Quem diria o Viva Rio que já gozou de tanto prestígio se desmoralizar participando dos esquemas da quadrilha de Sérgio Côrtes que já renderam R$ 900 milhões.
Sem ter qualquer experiência na área da saúde, a OS presidida por um arquiteto já recebeu mais de R$ 900 milhões da Secretaria Municipal de Saúde do Rio e sua conta deve alcançar mais de Um Bilhão de Reais em negócios com a pasta de Hans Dohmann.
Os dois sites abaixo mostram que a ONG Movimento Viva Rio e a OS Viva Comunidade (Viva Rio OS) são a mesma coisa. Leia mais > www.blogdogarotinho.com.br .

Pronatec oferta 28 cursos profissionalizantes à população

Segunda-feira
14 de janeiro de 2013

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através da Secretaria Municipal da Família e Assistência Scoial, abre nesta quarta-feira (16), inscrições para diversos cursos profissionalizantes, todos totalmente gratuitos. As inscrições terminam na sexta-feira (18) e retornam na segunda-feira (21), até sexta-feira (25), na secretaria da Família e Assistência Social e no estande da Secretaria do Meio Ambiente, na praia de Farol de São Thomé, das 9 às 16h.

Os cursos serão oferecidos e realizados pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) - Campus Centro, IFF - Campus Guarus, além do Senai, Senac e Sest-Senat. Para se inscrever o interessado deverá possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. E, ainda, ter entre 16 e 59 anos e documentos pessoais (CPF, identidade, comprovante de residência e de escolaridade, cartão do Bolsa Família ou Cheque Cidadão, caso seja beneficiário.

São 28 cursos disponíveis. Entre eles, auxiliar administrativo, instalador de rede de TV a cabo e via satélite, montador e reparador de computadores, operador de áudio, cabeleireiro, manicure e pedicure, montador de andaimes, plataformista, pintor industrial, soldador no processo Mig e Mag, motorista de produtos perigosos, entre outros. A relação deles está afixada na secretaria municipal da Família e Assistência Social.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Secretaria da Família desenvolve trabalho de informação em Farol

Sexta-Feira
13 de janeiro de 2013

Dentro da programação do Verão da Família, em Farol de São Thomé, a secretaria municipal da Família e Assistência Social apresenta aos moradores e veranistas da praia campista, a maioria dos programas e projetos que são desenvolvidos para que, numa eventual necessidade, as pessoas possam recorrer a eles. A ação de apresentação, que consta de panfletagem, ocorrerá no portal da praia e na orla, das 9 às 12h.

Entre os programas a serem apresentados estão o Projovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Igualdade Racial, Economia Solidária, Inclusão Produtiva, Identificação Civil, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Pronatec, entre outros. Os agentes sociais que estarão distribuindo os panfletos poderão dar maiores informações sobre cada programa, caso seja necessário.

- Este é mais um trabalho prestado à população, de informação sobre alguns dos nossos programas e ações, já que muitas vezes às pessoas sabem que existem, já ouviram falar, mas exatamente não sabem como funciona ou como ter acesso a eles. Na próxima semana estaremos novamente em Farol, promovendo outras ações, já que nessa época do ano a quantidade de moradores da cidade se desloca para a praia, além de turistas de todo o país – acrescenta Izaura Freire.

Família e Assistência elabora ação integrada para minimizar problemas das enchentes

Foto: Rodolfo Lins
Sexta-Feira
11 de janeiro de 2013

A segunda reunião preparatória para elaboração do Plano de Prioridades para Situações de Calamidade no Âmbito da Assistência Social, visando possível enchente que, geralmente, ocorre neste período de verão, foi realizada nesta quinta-feira (10), na secretaria municipal da Família e Assistência Social. O objetivo foi planejar ações articuladas com diversas secretarias, preparando todo o trabalho, para dar suporte à secretaria municipal de Defesa Civil, que atua nesta área.
Em 2011/2012 foram registradas 546 famílias desalojadas e, ainda, 29 famílias desabrigadas. Somente no distrito de Outeiro, 50 famílias foram assistidas pela prefeitura. Izaura Freire explica que desde o início do ano que a secretaria se prepara para este possível estado de calamidade no município, já tendo adquirido colchonetes, água, entre outros. 

- O trabalho de suporte a essas pessoas começa muito cedo, levando-se em conta que mudanças climáticas acontecem de uma hora para outra e com intensidade que não podemos prever. Assim como o governo tem se mobilizado para minimizar a seca que assola o município, também se mobiliza para possível calamidade que possa ocorrer com as chuvas. Neste momento pensamos juntos, para ações efetivas e integradas, já que não é um problema da Defesa Civil, Família e Assistência, Meio Ambiente ou outra qualquer. É de todos nós - finaliza Izaura Freire.

Fonte: Ascom/Pmcg

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Campos preparada para ganhar Unidade de Distribuição de Alimentos

Foto:Rodolfo Lins
Quarta-feira
09 de janeiro de 2013

O município de Campos já está mobilizado para receber a primeira Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF) do estado do Rio de Janeiro e a segunda da Região Sudeste, levando-se em conta que somente o Estado de São Paulo conta com uma unidade deste tipo. Este é um programa do governo federal, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com contrapartida da prefeitura que, por sua vez, também ficará responsável pela construção e gestão da unidade. 

Nesta terça-feira (08), a secretária municipal da Família e Assistência Social, Izaura Freire, se reuniu com o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, além de equipes de trabalho, para traçar os primeiros passos visando à implantação da Unidade. A intenção dos secretários é criar um comitê para discutir essa implantação, reunindo outras secretarias, além de universidades afins, associações de moradores, entre outros que trabalham com a terra.

A UADAAF é um espaço físico estruturado e equipado, com a finalidade de auxiliar o desenvolvimento de atividades de distribuição dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), E, ainda, tem a finalidade de apoiar à comercialização direta da produção de alimentos da agricultura familiar nos mercados locais e regionais, visando o desenvolvimento de projetos de inclusão social e produtiva.

Nas UADAAF os gêneros alimentícios passam pelas etapas de triagem, higienização, separação, processamento (opcional) e acondicionamento. A partir daí, são distribuídos, sendo destinados preferencialmente ao abastecimento da Rede de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares) e da rede pública de ensino, além de outros programas sociais geridos pelo poder público e entidades sócio-assistenciais.

Em dezembro passado, a Prefeita Rosinha Garotinho assinou contrato com a Caixa Econômica Federal, para liberação do recurso destinado à Unidade. Agora o programa entrará em fase de licitação e a previsão é de que seja inaugurada em dezembro.
Ascom/Pmcg

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Traçando metas

Foto: Rodolfo Lins
Terça-Feira
08 de janeiro de 2013


Na manhã desta terça-feira (8), me reuni com os coordenadores dos programas executados pela Secretaria da Família e Assistência Social, para avaliar o trabalho executado na gestão anterior e traçar metas para a gestão 2013. 
Propostas de pequenas mudanças e implementações foram apresentadas e discutidas entre os coordenadores,  em especial do Projovem Adolescente e do Peti ,  porém resguardando a especificidades de cada departamento. 

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Plano estratégico para atender possível caso de calamidade


Sexta-Feira
04 de janeiro de 2013


Um plano estratégico foi traçado pela secretaria municipal da Família e Assistência Social para atender a possível situação de calamidade pública no município, por conta da “chuva de verão” que já castiga algumas cidades no estado. Nesta sexta-feira (04) o plano entrou na sua terceira fase, com reunião na própria secretaria, quando a secretária Izaura Freire apontou os mecanismos disponíveis pelo órgão para minimizar os problemas que, por ventura, surgirem neste período, dando suporte à Defesa Civil Municipal.

- A secretaria da Família e Assistência Social está preparada para dar suporte logístico e operacional à Defesa Civil neste período. Sabemos que os impactos das chuvas estão sendo a cada ano menores no município, por conta das inúmeras ações implementadas pelo governo, como por exemplo, a retirada de famílias de áreas de risco para o Programa Morar Feliz, o programa Bairro Legal, Meu Bairro é Show, entre outras ações. Mas, mesmo assim temos que estar preparados para qualquer eventualidade – acrescenta Izaura Freire.

Consta do plano estratégico, atendimento emergencial às famílias das áreas afetadas no processo de acolhimento e abrigamento, dando suporte operacional e logístico à Defesa Civil Municipal. Dentro do plano foram criadas cinco coordenações: de logística, geral dos abrigos, técnica, de monitoramento e operacional. A divisão por coordenação tem como finalidade a organização, desempenho efetivo e melhor desdobramento das ações. Nas áreas consideradas de maior relevância haverá um técnico em cada, para conduzir as ações.
Fonte: Ascom/PMCG - Foto: Rogério Azevedo

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Câmara Municipal empossa Rosinha, Doutor Chicão e vereadores

Foto: Rogerio Azevedo
Por Marcio Fernandes/Secom
02 de janeiro de 2013

A Prefeita Rosinha Garotinho, seu vice, Doutor Chicão, além dos 25 vereadores da próxima legislatura, foram empossados nesta terça-feira (1º) pela Câmara Municipal. Em seu discurso, a Prefeita Rosinha destacou o compromisso de dar continuidade à transformação social e econômica de Campos e anunciou que irá enviar ao Legislativo, após o recesso parlamentar, projetos como o de novos Códigos Tributário e de Posturas, e o que cria a Lei de Responsabilidade Social.

Com este projeto, Campos será a primeira cidade brasileira a contar com uma Lei de Responsabilidade Social, em que as empresas cadastradas irão obter benefícios em contrapartida a apoio a entidades de fins filantrópicos ou de assistência social, ganhando um certificado.

Em seu discurso, a prefeita destacou pontos de seu primeiro mandato, como, por exemplo, a construção de casas populares pelo Morar Feliz, a entrega do Museu Visconde de Araruama, o programa de imunização e, ainda, reforçou o compromisso de ampliar a inclusão social, gerar desenvolvimento, promover a saúde pública e a educação e investir em infraestrutura, entre outros pontos para seu próximo mandato.

Após a posse dos vereadores, da Prefeita Rosinha e do Doutor Chicão, foi eleita a nova mesa diretora, que será presidida pelo vereador Édson Batista. Participaram da solenidade de posse os deputados federais Paulo Feijó e Anthony Garotinho, a deputada estadual Clarissa Garotinho, o Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería, entre outras autoridades.