quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Campos preparada para ganhar Unidade de Distribuição de Alimentos

Foto:Rodolfo Lins
Quarta-feira
09 de janeiro de 2013

O município de Campos já está mobilizado para receber a primeira Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAAF) do estado do Rio de Janeiro e a segunda da Região Sudeste, levando-se em conta que somente o Estado de São Paulo conta com uma unidade deste tipo. Este é um programa do governo federal, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, com contrapartida da prefeitura que, por sua vez, também ficará responsável pela construção e gestão da unidade. 

Nesta terça-feira (08), a secretária municipal da Família e Assistência Social, Izaura Freire, se reuniu com o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, além de equipes de trabalho, para traçar os primeiros passos visando à implantação da Unidade. A intenção dos secretários é criar um comitê para discutir essa implantação, reunindo outras secretarias, além de universidades afins, associações de moradores, entre outros que trabalham com a terra.

A UADAAF é um espaço físico estruturado e equipado, com a finalidade de auxiliar o desenvolvimento de atividades de distribuição dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), E, ainda, tem a finalidade de apoiar à comercialização direta da produção de alimentos da agricultura familiar nos mercados locais e regionais, visando o desenvolvimento de projetos de inclusão social e produtiva.

Nas UADAAF os gêneros alimentícios passam pelas etapas de triagem, higienização, separação, processamento (opcional) e acondicionamento. A partir daí, são distribuídos, sendo destinados preferencialmente ao abastecimento da Rede de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional (Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares) e da rede pública de ensino, além de outros programas sociais geridos pelo poder público e entidades sócio-assistenciais.

Em dezembro passado, a Prefeita Rosinha Garotinho assinou contrato com a Caixa Econômica Federal, para liberação do recurso destinado à Unidade. Agora o programa entrará em fase de licitação e a previsão é de que seja inaugurada em dezembro.
Ascom/Pmcg