terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mais uma oportunidade para cursos do Pronatec


Por Frânio Abreu

Os interessados em fazer um dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecidos através da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, têm uma nova oportunidade a partir desta terça-feira (29), se estendendo até sexta-feira (1º). Até sexta-feira da semana passada (25), quando tinham sido encerradas as inscrições, foram feitas 2 mil e 24 inscrições para os 28 cursos profissionalizantes, que serão ministrados no Instituto Federal Fluminense (IFF) - Campus Centro, IFF - Campus Guarus, além do Senai, Senac e Sest-Senat.

Devido a grande procura, os organizadores passam a partir de hoje (terça-feira), às 9h, até o último dia de inscrições, a distribuir 200 senhas/dia. Desta forma, só serão atendidas as pessoas que possuírem a senha e cada uma terá direito a apenas uma, o que equivale a uma inscrição. As inscrições podem ser feitas na secretaria da Família e Assistência, em Guarus, e no estande da Secretaria do Meio Ambiente, em Farol de São Thomé. Na praia campista, no entanto, as inscrições acontecerão também no sábado (02), até meio dia.

Para se inscrever o interessado deverá possuir renda familiar igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. E, ainda, ter entre 16 e 59 anos e documentos pessoais como CPF, identidade, comprovante de residência e de escolaridade, cartão do Bolsa Família ou Cheque Cidadão, caso seja beneficiário.

Cursos mais e menos procurados - São 28 cursos disponíveis, mas alguns já estão fechados, já que a procura foi três vezes maior do que o número de vagas. Para os cursos de Auxiliar Administrativo, Soldador no Processo Mig Mag e Pintor Industrial, por exemplo, não existem mais inscrições. Já para os cursos de cuidador de idoso, montador de andaimes, padeiro/confeiteiro, operador de áudio, montador e reparador de computador e motorista de produtos perigosos, ainda há vagas.