sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Família e Assistência elabora ação integrada para minimizar problemas das enchentes

Foto: Rodolfo Lins
Sexta-Feira
11 de janeiro de 2013

A segunda reunião preparatória para elaboração do Plano de Prioridades para Situações de Calamidade no Âmbito da Assistência Social, visando possível enchente que, geralmente, ocorre neste período de verão, foi realizada nesta quinta-feira (10), na secretaria municipal da Família e Assistência Social. O objetivo foi planejar ações articuladas com diversas secretarias, preparando todo o trabalho, para dar suporte à secretaria municipal de Defesa Civil, que atua nesta área.
Em 2011/2012 foram registradas 546 famílias desalojadas e, ainda, 29 famílias desabrigadas. Somente no distrito de Outeiro, 50 famílias foram assistidas pela prefeitura. Izaura Freire explica que desde o início do ano que a secretaria se prepara para este possível estado de calamidade no município, já tendo adquirido colchonetes, água, entre outros. 

- O trabalho de suporte a essas pessoas começa muito cedo, levando-se em conta que mudanças climáticas acontecem de uma hora para outra e com intensidade que não podemos prever. Assim como o governo tem se mobilizado para minimizar a seca que assola o município, também se mobiliza para possível calamidade que possa ocorrer com as chuvas. Neste momento pensamos juntos, para ações efetivas e integradas, já que não é um problema da Defesa Civil, Família e Assistência, Meio Ambiente ou outra qualquer. É de todos nós - finaliza Izaura Freire.

Fonte: Ascom/Pmcg