sábado, 19 de janeiro de 2013

Emissão de documentos: ação de cidadania no Farol

Foto: Rodolfo Lins
Sábado
19 de janeiro de 2013

Em parceria com a secretaria municipal de Assistência Judiciária e Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, a secretaria municipal de Família e Assistência Social (SMFAS) promoveu, neste sábado (19), mais uma ação de cidadania. Dessa vez, o público contemplado foi do Farol de São Tomé. 

No estande da Biblioteca Nilo Peçanha, na Aldeia do Sol, quem compareceu, das 9h às 16h, ao local, teve acesso às primeiras e segundas vias de documento de identidade civil, além de isenção e distribuição de isenção de certidões de nascimento, casamento e óbito. Carteira de Identidade de crianças a partir de um mês podia ser solicitada pelos pais. Aqueles que precisavam de foto, contaram com o serviço gratuito. A ação contou com apoio do Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), órgão do Governo do Estado do Rio. A procura foi grande.

- O movimento foi intenso nesta que foi a primeira vez que trouxemos o serviço para o Farol. A proposta da Prefeita Rosinha Garotinho é para que realizemos ações itinerantes também em bairros do município. Nós já temos dois postos de atendimento: em Goitacazes, atendendo a moradores de toda Baixada Campista até o Farol, e outro na sede da secretaria, no Jardim Carioca para atender a toda demanda do município. Um terceiro está para ser inaugurado em Morro do Coco, para atender a população da região Norte de Campos. Além disso, a partir de fevereiro, vamos intensificar nosso trabalho e realizar em abrigos e hospitais o Fórum domiciliar de Identificação Civil – anunciou a chefe do Setor de Identidade Civil da SMFAS, Iara Silva Lima.
Ascom/Pmcg