sábado, 19 de janeiro de 2013

Inscrições para cursos do Pronatec no Farol

Foto: Secom
Sábado
19 de fevereiro de 2013


Divulgar os serviços e programas oferecidos e possibilitar o acesso a todos que se interessam por importantes ações, como a emissão de documentos e inscrições para cursos do Pronatec, foram os principais objetivos da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SMFAS) na manhã deste sábado (19), quando o Departamento de Direitos Humanos e Cidadania levou sua Coordenação da Igualdade Racial e o setor de Identificação Civil para diversas atividades nos estandes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) e da Biblioteca Nilo Peçanha, na Aldeia do Sol. 

Profissionais do Departamento de Proteção Social Especial, que atuam em ações de violação de direitos, também estiveram no balneário para a distribuição de material informativo no Portal do Farol e na orla.  Os interessados também puderam se inscrever para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Ainda, em parceria com a SMMA, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) realizou por mais um sábado, das 9h às 12h, oficina de reciclagem com garrafas pet.

- Nossa proposta é viabilizar e oportunizar o acesso às capacitações, como as oferecidas pelo Pronatec, e aos vários serviços. Sabemos da concentração de pessoas no Farol e é a oportunidade de divulgarmos os serviços. Hoje, o grande mote é conseguir porta de saída para os nossos usuários – destacou a secretária municipal de Família e Assistência Social, Izaura Freire.

Morador do Farol, Tiago Alves de Souza, 29, aprovou a iniciativa e não perdeu a oportunidade para fazer a pré-inscrição em um dos 28 cursos oferecidos pelo Pronatec. Trabalhando informalmente com a montagem de andaimes, ele, que não concluiu o Ensino Médio, espera ser selecionado para o curso de Montador de andaime a chance de entrar no mercado formal da Construção Civil.

- Casado e com um filho, eu acredito que essa é a oportunidade de melhorar minha renda – disse Tiago.

As pré-inscrições e divulgação dos cursos do Pronatec  estão sendo feitas até sexta-feira (25) no estande da SMMA, das 9h às 16h. “A partir das pré-inscrições, faremos o levantamento da demanda e encaminharemos os candidatos aptos”, explicou a superintendente de Programas e Projetos, Irecy Damasceno.
Ascom/Pmcg