quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Parceria da Família e Assistência com Educação para erradicar analfabetismo

Foto: Secom
Quarta-feira
23 de janeiro de 2013

Mais uma parceria foi firmada essa semana entre secretarias municipais, visando o bem estar da população. Desta vez foi das secretarias da Família e Assistência Social e a Educação que, juntas, vão trabalhar para a erradicação do analfabetismo. Desta vez o público alvo será os beneficiários dos programas sociais, Bolsa Família e Cheque Cidadão, totalizando entre os dois programas, cerca de 215 mil usuários.

O encontro das secretárias Izaura Freire e Joilza Rangel aconteceu na secretaria de Educação, onde foi apresentado o programa desenvolvido pelo órgão, em parceria com o governo do Estado, de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Inicialmente a idéia é que esse público alvo da assistência, depois de identificado, seja inserido no programa educacional. 

De acordo com a demanda, Joilza Rangel acredita que nas áreas mais distantes do centro do município possam ser abertos núcleos de alfabetização, como forma de facilitar à vida destas pessoas que moram mais afastadas. E, ainda, mais tarde, propiciar a esses alunos cursos como os disponibilizados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). 

Izaura Freire acrescenta que o trabalho de identificação dessas pessoas que não sabem ler e escrever já existe, levando-se em conta os dados cadastrais de cada beneficiário dos programas, quando inseridos neles. “Nessa ação conjunta, cabe também a participação da Secretaria de Trabalho e Renda, tentando se buscar, efetivamente, a “porta de saída” para aqueles que estão sob o sistema de proteção social do governo”, finaliza Izaura Freire.

Números – De acordo com a secretária Izaura Freire, o Programa Bolsa Família conta hoje com 162 mil pessoas cadastradas e, deste total, cerca de 25 mil não sabe ler e escrever. No Programa Cheque Cidadão existem 25 mil famílias cadastradas e, deste, 1.950 que também não sabem ler e escrever. Já dentro do perfil CAD-Único (neste sistema de cadastramento do governo federal, necessariamente as pessoas não precisam estar inseridas em nenhum programa social) são 24.780 nesta mesma condição.
Ascom/Pmcg