terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Índios visitam o Setor da Igualdade Racial

Foto: Rodolfo Lins
Terça-feira
29 de janeiro de 2013

Índios da Aldeia Velha, de Porto Seguro, na Bahia, visitaram nesta segunda-feira (28), o setor de Igualdade Racial da Secretaria da Família e Assistência Social de Campos. Na ocasião, foi formalizado o convite para a participação deles na contribuição de um desenvolvimento mais sustentável para o setor.

- Foi uma conversa bastante produtiva. Nós do setor pretendemos ter um negro, um branco e um índio que possam falar sobre sua cultura e seu aprendizado, para também contribuir com o rendimento da cultura de cada um deles e mostrar para a população - informou o coordenador do Setor de Igualdade Racial, Gilberto Coutinho Junior.

Os três índios, Eyhnã Pataxó, Apetxienã Pataxó e Aktxawã Pataxó vieram para Campos, para comercializar o seu artesanato. Eles estão há quatro dias na cidade e no final de semana, tiveram a primeira visita do coordenador da Igualdade Racial. Eles destacaram a felicidade em receber o convite e a importância de mostrar sua cultura e fazer com que isso diminua o preconceito.

- Achei bastante interessante. Na Bahia, sou educador da Comunidade Pataxó e ofereço aulas de história e língua Pataxó para as crianças. É superimportante passar este conhecimento para os não indígenas. Espero que esta parceria seja boa - disse o índio Eyhnã Pataxó.

Os índios falaram também, um pouco da sua língua e comentaram sobre o seu projeto na Bahia, que já acontece há 12 anos: os Jogos Indígenas Pataxó, jogos com modalidades totalmente indígenas, como a corrida de tora, corrida de marocá, arco e flecha, zarebatana, entre outras, feitas especificamente para as comunidades do local. “Os jogos são bem interessantes. As modalidades são todas indígenas, podemos adequar este projeto à nossa nova parceria”, ressaltou Eyhnã Pataxó.