segunda-feira, 26 de março de 2012

Oportunidade de ganho e renda para o período do defeso

Trabalhadores que vivem da pesca ficam, durante três meses ao ano, impossibilitados de pescarem, respeitando o período em que os peixes devem ter para se reproduzirem, conhecido como defeso. Como neste período eles ficam impossibilitados de ganhar dinheiro, a prefeitura, através da Secretaria de Agricultura e Pesca, apresenta uma alternativa, que pode ser comprovada na 1ª Agro Familiar Campos, a feira tecnológica da agricultura e pesca familiar, aberta oficialmente nesta sexta-feira (23), na Fundação Rural de Campos.
Trata-se da criação de peixe em cativeiro, em tanques flutuantes dentro d´água, segurados nas extremidades por ganchos. Desta forma, os pescadores teriam peixe durante todo o ano e, no período do defeso, poderiam comercializar o peixe que foi criado no cativeiro, sem prejuízo do rendimento mensal.
A subsecretária da Família e Assistência Social, Giselda Leão, se reuniu nesta sexta-feira (23) com o secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, para discutir a possibilidade de agrupar os pescadores da região em sistema de cooperativismo.
- Estamos fazendo parceria com a Agricultura, como forma de beneficiar os pescadores que hoje, no período do defeso, vivem de um salário mínimo/mês, oferecido pela Família e Assistência Social através do Departamento de Inclusão Produtiva - concluiu a subsecretária. Foto: Rodolfo Lins