quinta-feira, 8 de março de 2012

Pagamento do defeso será liberado em abril

 
Cerca de 600 pescadores e trabalhadores da pesca da Praia do Farol de São Thomé, cadastrados pelo programa de Renda Mínima/Defeso de Água Salgada, vão receber a partir do mês de abril o benefício referente a um salário mínimo. O pagamento será durante o período de três meses.
A listagem com nomes dos beneficiados, que trabalham na Colônia Z-19, além de frigoríficos, torradores, defumadores e profissionais de fundo de quintal, está sendo avaliada por profissionais do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria da Família e Assistência Social.
Esses pescadores trabalham com a pesca de camarão da água salgada durante o ano. Nos mês de março, abril e maio, a pesca do camarão fica suspensa de acordo com o decreto do Instituto Brasileiro de meio Ambiente (Ibama), para reprodução da espécie.
De acordo coordenadora do programa de transferência de renda mínima do defeso municipal de água salgada, Odaléia Duarte Martins, os pescadores e trabalhadores da pesca contemplados continuarão com sua renda mensal garantida. “Esse processo de avaliação foi elaborado para verificar o quantitativo de pescadores que permanece trabalhando em atividade da pesca”, disse a coordenadora.Durante o período do defeso, o Ibama vistoria todos os estabelecimentos. Se for encontrado estoque não declarado, o responsável pelo estabelecimento é multado e tem o produto apreendido.foto: Rodolfo Lins