domingo, 25 de março de 2012

Produtores de leite da região querem se reorganizar em cooperativas


Pequenos produtores de leite da região, alguns até que, por motivos diversos, tiveram que abandonar a atividade, já pensam em se organizar em sistema de cooperativa, como forma de incrementar o setor leiteiro. Na 1ª Agro Familiar Campos dos Goitacazes, a feira e mostra tecnológica da agropecuária e pesca familiar, aberta oficialmente nesta sexta-feira (23), sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Pesca, os produtores podem conhecer de perto uma unidade semimóvel de resfriamento de leite, que serve de instrumento para resfriar mil litros do produto de uma só vez.
Na parte da manhã, o secretário da pasta, Eduardo Crespo, se reuniu com a subsecretária da Família e Assistência Social, Giselda Leão, para apresentar aos visitantes da feira as possibilidades e benefícios deles se organizarem dentro do sistema de cooperativismo. Eduardo explica que, para isso, podem se juntar cerca de 20 pequenos produtores.
- Esses produtores podem adquirir este aparelho em sistema de comodato e começarem o trabalho, com o acompanhamento feito pela secretaria da Família e Assistência, através do Instituto Candido Mendes (Icam), contratada pela prefeitura para suporte logístico aos interessados em se organizar em sistema de cooperativismo – explicou o secretário.
A subsecretária Giselda Leão acrescenta que essa parceria da Família e Assistência Social, responsável pelo Programa de Cooperativas de Campos (Promac), com a Agricultura e Pesca, só vem cada vez mais incrementar o sonho de muitos trabalhadores da região que, por razões diversas, não têm como tocar seu negócio de forma isolada.
- A Prefeita Rosinha Garotinho e a secretária Izaura Freire, esão empenhadas junto com toda a equipe, de incrementar cada dia mais o Programa de Cooperativa em diferentes segmentos econômicos. E existe demanda para isso, por essa razão, a parceria com a Agricultura e Pesca – finaliza a subsecretária. foto: Rodolfo Lins