Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
“A Política Nacional de Assistência Social é um capítulo relativamente recente na história do país e necessita de atualizações para melhorar o atendimento do cidadão, que se encontra em situação de vulnerabilidade social”. A afirmativa e da assistente social, Mariana Menezes, que participa da Capacitação dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), promovido pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, que visa atualizar os conhecimentos acerca das novas normativas do segmento da política de assistência social aos gestores municipais.
A capacitação acontece todas às sextas-feiras, a cada 15 dias, na Universidade Federal Fluminense (UFF), voltada aos profissionais técnicos de níveis superiores e médios e ainda contará com a participação de professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Campos e Niterói, além de profissionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e convidados, dentro da política do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município.
Entre os assuntos tratados na capacitação está o tema sobre o atendimento ao usuário do Suas, destacando o acolhimento e o trabalho em rede e, também, o desenvolvimento de habilidade interpessoais e continuação da garantia dos direitos e res-significação das relação entre assistência social e defesa civil em situação de desastre.
Segundo a professora da UFF, Antenora Maria da Mata Siqueira, é fundamental que os profissionais participem deste trabalho em conjunto, por conta das frequências de desastre ambientais e inundações que ocorrem na região. A proposta é que os profissionais do Sistema Único de Assistência Social estejam preparados para atender as famílias junto à Defesa Civil antes, durante e depois do fenômeno.