segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Técnicos de Cabo Frio conhecendo projeto desenvolvido em Campos

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
12 de novembro de 2012

A diretora executiva da empresa Previu Consultoria & Gestão de Negócio, Líbia Christine Terra de Almeida, que vai executar o projeto Protejo, na cidade de Cabo Frio, esteve nesta segunda-feira (12), na sede do Protejo de Campos, localizada no bairro da Pelinca. O objetivo foi conhecer o projeto que vem sendo desenvolvido no município, através da Fundação Municipal da Infância e Juventude, órgão vinculado à Secretaria da Família e Assistência Social.

O Projeto Protejo é um programa do Governo Federal, desenvolvido através de parceria com as prefeituras em todo país. O Protejo é destinado aos jovens de 15 a 24 anos, que possuem algum tipo de vulnerabilidade social, definido segundo as diretrizes do Pronasci. Os jovens atendidos já vivenciaram algum tipo de violência ou que residem em áreas de risco. 

O programa prioriza a formação sócio-cultural e cidadã, bem como a qualificação para o trabalho, visando a pacificação social e o fortalecimento da cidadania. Nesse sentido, o Projeto Protejo é imprescindível para o fortalecimento da Rede de Proteção Social, tendo em vista que atua com um público que enfrenta diretamente problemas relacionados à violência e a criminalidade. Ele visa contribuir para a ruptura dessa contradição social, que é uma das principais causas da violência e da criminalidade que assola a juventude brasileira.

Atualmente, em Campos cerca de 150 jovens inscritos participam do programa, em um Percurso Social Formativo. Eles passam por oficinas de cunho social, abordando temas como violência, sexualidade, autoestima, cultura, saúde e artes, além de oficinas de caráter profissionalizante de informática e de Gestão Empresarial (Secretariado, Operador de Telemarketing, Auxiliar de Logística, Técnicas de Vendas e Departamento Pessoal), que visam à rápida capacitação para o mercado de trabalho.

Além de passarem por todas essas oficinas, os jovens contam, também, com uma equipe multidisciplinar que faz um acompanhamento individualizado com eles e, se necessário, são encaminhados para os serviços públicos de saúde, de educação e assistência social, de acordo com a demanda apresentada.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Mário Lopes, o Protejo é um programa do governo federal, que tem a proposta de oferecer cidadania a jovens de 15 a 24 anos, que estão completamente excluídos da sociedade. “Nós não vamos resolver todos os problemas desses jovens mas, sim, direcioná-los para uma nova proposta de vida, com bolsa mensal de R$ 100 e, também, participação em diversas oficinas profissionalizantes de arte cultural”, concluiu Mário Lopes.