quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Promotora de Justiça faz palestra no Creas III

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
08 de novembro de 2012

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) III recebeu nesta quinta-feira (8), a promotora de justiça da Infância e Juventude, Anik Rebello Assed Machado, para mais uma palestra direcionada a usuárias atendidas pelo programa e que fazem parte do grupo “Reflexões em seu Cotidiano”. Com o tema, “O impacto da violência doméstica em todo o membro familiar”, os usuários receberam informações e esclarecimentos sobre o impacto que a violência doméstica no desenvolvimento familiar provoca na fase infantil.

As reuniões no Creas III acontecem duas vezes ao mês, onde são abordados diferentes temas relacionados à violação de direito da mulher decorrente de violência doméstica intrafamiliar e de gênero, com o objetivo de levar informações sobre direitos das usuárias e seus filhos. As mulheres atendidas e acompanhadas pelo programa fazem parte da metodologia do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), desenvolvido pelo Creas.

Cerca de 600 famílias são acompanhadas durante todo o mês. De maio de 2011 a setembro deste ano, o Creas recebeu um aumento de 100% de novos casos de violência contra a mulher. A partir da Lei Maria da Penha, a mulher ganhou respaldo para fazer as denúncias contra as violações. O Programa tem objetivo de ofertar acolhida e escutar as usuárias em atendimento, fazendo com que possam refletir sobre o desenvolvimento do enfretamento da situação de violência.

De acordo com Promotora de Justiça da Infância e Juventude, é importante estar orientando essas usuárias para que, a partir dessas informações recebidas, consigam se estruturar para modificar a realidade em que viviam ou que ainda vivem. “Entretanto é preciso avançar, tanto na prevenção como na ampliação de políticas da reversão da dependência financeira, elevando a autoestima, fortalecimento da capacidade da representação e participação na sociedade. Tudo isso, para criar condições favoráveis a auto-estima pessoal e coletiva”, finalizou a promotora.

A diretora do Departamento de Proteção Social e Especial da secretaria, Anne Caroline Cardoso, ressalta que o Creas realiza um trabalho focado na garantia dos direitos e na busca da superação da violência. “A participação da promotoria em nossas reuniões retrata que o trabalho é transparente e está diretamente articulado com os órgãos de garantia de direito”, afirma.