segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Morar Feliz garante qualidade de vida

Foto: Rodolfo Lins
Por Marcio Fernandes/Secom
05 de novembro de 2012

Os principais acessos a Campos pela rodovia BR-101 já não são mais os mesmos após o Programa Morar Feliz. Na Tapera, por exemplo, acabaram as casas as margens da estrada, com isso também se foram os riscos de acidentes envolvendo moradores, principalmente crianças. A situação é a mesma na região do Parque Aeroporto. Áreas de riscos como Matadouro, Goiaba, Chatuba do Lebret foram esvaziadas pela Prefeitura. Os investimentos na habitação garantiram segurança e qualidade de vida a quem foi beneficiado.

Foram construídas 5.426 casas com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, azulejo, piso frio e janelas de alumínio. São 14 conjuntos residenciais e dez novos bairros com total infraestrutura - água, luz e esgoto, ruas pavimentadas e iluminadas, calçadas e arborização. A mudança transformou a vida de muita gente que antes morava em condições precárias, sem nenhum conforto. A área de lote é de 140 m², parcialmente gramado.

- Ah meu filho, foi ótimo ter conseguido me mudar para cá. Eu morava na beira da BR, era muito perigoso, tinha muito medo de um ônibus ir parar dentro da minha casa. Agora estou tranquila, muito feliz com a minha casinha - disse agricultora de 50 anos, Vilma Machado, que está curtindo sua nova vida no Morar Feliz há quase dois anos, a ser completado em fevereiro do ano novo.

- Não tenho do que reclamar. Pelo contrário. A casinha é boa e estou gostando de morar aqui - comentou a doméstica Aldeíde Braziliana, 47 anos. “Para mim não poderia ter acontecido coisa melhor. Eu e minha mãe morávamos na beira da estrada, as vezes achava que um carro daqueles ia parar dentro de casa. Mas estamos satisfeitas agora”, conta Iris Duarte de Souza, 29 anos, do lar.

Dez por cento das casas do programa Morar Feliz, também são adaptadas para portadores de necessidades especiais e acessibilidade. O condomínio habitacional realocou famílias de locais em situação de risco - sujeitas a alagamentos e áreas de beira de estrada. Também foram beneficiadas famílias vítimas das enchentes, ocorridas no município nos anos de 2007 e 2008.