terça-feira, 6 de novembro de 2012

Conselho realiza capacitação

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa
06 de novembro de 2012

O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) realizou nesta terça-feira (6), a I Capacitação, direcionada a conselheiros, técnicos e colaboradores, envolvendo pessoas e entidades em defesa dos direitos da pessoa idosa. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual, em parceria com a Secretaria da Família e Assistência Social, Conselho Estadual de Defesa da Pessoa Idosa (Cedepi) – Superintendência de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH/SPPI). A capacitação tem como objetivo delinear o campo de atuação de um conselheiro, colaborador ou técnico, no que se refere à legislação em prol da defesa da pessoa idosa.

A palestra de abertura contou com a participação da Superintendente de Políticas para a Pessoa Idosa, Maria da Penha Silva Franco, e do Promotor de Justiça de Proteção ao Idoso e Pessoa Portadora de Deficiência do núcleo de Campos, Luis Claudio Carvalho de Almeida. Os palestrantes discutiram temas como “Fundo Municipal do Idoso”, “Procedimentos em Relação a Denúncias de Maus Tratos a Idosos”, “Ação do Conselho na Rede Pública e na Sociedade”, entre outros.

De acordo com a Superintendente de Políticas para a Pessoa Idosa, Maria da Penha Silva Franco, é importante participar desta discussão em nível municipal. “Essa capacitação está sendo realizada em todas as regiões com a proposta de informar e orientar a população idosa, desenvolvendo campanhas educativas, levantando os seus direitos e desenvolvimento de programas que atendam essa população”, finalizou a superintendente.

O Promotor de Justiça, Luis Claudio Carvalho de Almeida, afirma que a idéia é realizar um trabalho extensivo em todos os estados na implementação da política do idoso. “O Conselho sem participação da sociedade civil fica impossível. A nossa proposta é tirar as idéias do papel e torná-las realidade para a melhoria de todas as ações voltadas para as pessoas idosas”, acrescenta.