quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Assistentes sociais dos governos municipal e federal reunidos

Foto: Rodolfo Lins
Por Elenice Costa

O coordenador do Serviço Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Marcos Antônio Pedro Vieira, se reuniu na tarde de quarta-feira (1º), com a equipe de coordenadores e técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), da Secretaria da Família e Assistência Social. A reunião aconteceu no auditório do INSS, no Centro.
A proposta da reunião foi para tratar da rotina de trabalho das instituições que atendem os contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e estão inseridos no Cadastro Único (CAD Único), entre outros serviços que contribuem para o acesso desses usuários a seus direitos. De acordo com o coordenador Marcos Antônio Pedro Vieira, a idéia da reunião surgiu através das demandas que chegaram ao INSS, pelos beneficiários, no que diz respeito à política de assistência e previdência.

- As assistentes sociais do município não têm acesso ao CAD Único, por isso resolvemos chamar os profissionais dos Cras e do programa Bolsa Família para, juntos, discutirmos essas questões e criarmos uma rotina de trabalho para melhor atender os usuários das duas políticas sociais, visando o reconhecimento de direito e o exercício do cidadão – disse o coordenador.

Marcos Antonio acrescentou que, a partir dessa reunião, será formado um calendário de atividades sistemáticas com os profissionais nos Cras e na gestão do Bolsa Família, visando qualificar os trabalhos dos profissionais do serviço social do INSS e da política de assistência social do município.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social, Adriana Caetano, esse encontro é muito importante para aprimorar os encaminhamentos e acompanhamentos dos beneficiários do BPC, que chegam aos Cras. A coordenadora diz que novas reuniões vão acontecer entre o governo municipal e o federal, como forma de expandir a discussão.