terça-feira, 28 de agosto de 2012

Curso de modelagem para quem quer se profissionalizar

Foto: David Jones
Por Elenice Costa

Visando a geração de trabalho e renda, com iniciativa e incentivo do governo municipal, a Secretaria da Família e Assistência Social oferece, através do Núcleo de Inclusão Produtiva do Jardim Carioca, curso de modelagem para qualificar alunas que já fizeram curso de corte de costura no núcleo. Dez alunas foram selecionadas para participar das aulas ministradas pela estilista de modas, Cyntia Stillet, que acontece todas às quintas-feiras, das 8 as 12h, no Núcleo de Inclusão Produtiva. O curso tem a duração de quatro meses e no término as alunas receberão certificado de conclusão.

A produção do curso tem duas fases: na primeira etapa elas vão aprender a técnica de modelagem básica. Na segunda fase do curso aprenderão as técnicas de modelagem avançada, que são desdobramentos do primeiro módulo, onde as alunas estão totalmente aptas a produzirem peças para atender às exigências do mercado de trabalho.

De acordo com a estilista Cyntia Stillet, a importância destes cursos vai além do aprendizado, pois oportuniza ampliar a renda familiar e proporciona o convívio com outras pessoas. Ela também destaca que no trabalho em grupo é possível trocar experiências, além dos relacionamentos gerarem um crescimento pessoal.

A coordenadora do Núcleo da Inclusão Produtiva, Ângela Márcia Muylaert, diz que aperfeiçoar o aprendizado é o principal objetivo, pois as costureiras já têm noção em costura. O curso proporciona a capacitação profissional na área de costura industrial, direcionada à gestão produtiva das famílias vulnerabilizadas do município, além de contribuir para a melhoria das condições sócio-econômicas da população envolvida e, ainda, sua inserção ao mercado de trabalho.