terça-feira, 28 de agosto de 2012

Mais 144 campistas no Morar Feliz

Foto: David Jones
Por Elenice Costa

A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, junto com o secretário de Governo, Suledil Bernardino, além de outros secretários, participou nesta segunda-feira (27), da última inauguração oficial desta primeira etapa de entrega de casas do Programa Habitacional Morar Feliz. A inauguração das 144 casas no Conjunto Habitacional do Parque Eldorado III contou, ainda, com a presença do deputado federal, Anthony Garotinho. Em uma segunda etapa, a prefeitura vai construir mais 4.500 casas para a população.

Durante a inauguração, dezenas de pessoas subiram ao palco para agradecer às autoridades municipais pela oportunidade de serem contempladas com uma casa com drenagem, abastecimento de água, saneamento básico, iluminação, telefonia, arborização, ruas pavimentadas, entre outros benefícios.

Além disso, 10% das casas são destinadas às pessoas com necessidades especiais ou idosas. São casas com medidas superiores, que permitem maior movimentação dos proprietários, banheiro adaptado, porta abrindo para fora, tudo isso cumprindo as normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A Secretária Izaura Freire acrescentou que, na próxima semana, equipes do Setor de Habitação da secretaria estarão realizando pesquisa de satisfação nos conjuntos habitacionais. “Além disso, será implantada aqui horta comunitária, como está acontecendo em todos os outros conjuntos. E, ainda, haverá plantio de árvores, concursos de frases sobre o que é para cada um morar feliz e, também, para escolher os nomes das ruas. E todos os moradores poderão participar”, afirmou Izaura Freire.

- Este é o maior programa habitacional do interior do país. Mas nós ainda não conseguimos alcançar todas as famílias, porque o deficit habitacional do município ainda é muito grande, sem contar que existem pessoas migrando de municípios vizinhos, vindo morar em Campos, por conta dos programas sociais implantados aqui, como por exemplo, o Morar Feliz- acrescentou a secretária.

A dona de casa, Elisabete dos Santos Barreto, de 38 anos, mãe de dois filhos, que morou durante 30 anos em área de risco no Parque São Matheus, ficou entusiasmada com sua nova casa. “Hoje eu moro muito melhor, ganhei uma casa onde tenho um ótimo quintal para meu filho brincar. É muito gratificante receber uma casa em um condomínio com saneamento básico, água, luz, ruas calçadas, entre outros benefícios. Eu e a minha família estamos muito felizes”, finalizou Elisabete dos Santos Barreto, que recebeu a chave simbólica das mãs da secretária Izaura Freire.

O casal Wellhem dos Santos, de 29 anos, e Josival Batista Florêncio, de 29 anos, que tem um casal de filhos, afirma que “agora estamos completos, daqui para frente minha família terá nova vida em uma casa bem estruturada. Foram muitos anos morando de favor na casa dos outros, no Parque Calabouço”.