Por Elenice Costa
Quarenta mulheres de diferentes idades assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Carioca participam duas vezes por semana de Curso de Cabeleireiro. A maioria delas está em busca de capacitação profissional, a fim de conquistar sua independência financeira para se inserirem no mercado de trabalho. O curso tem duração de oito meses, com carga horária de 360 horas. Os cursos ministrados e acompanhados por profissionais da Secretaria da Família e Assistência Social oferecem todas as condições infraestruturais, financeiras e humanas para a realização dos cursos de capacitação profissional.
As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 8 às 11h e das 13 às 16h, quando são ministradas aulas práticas e teóricas, que visam preparar os alunos para o mercado da beleza. Durante as aulas as alunas aprendem todos os cuidados com os cabelos, como hidratação, relaxamento, tintura, escova, corte, alisamento, escova, penteado, e 30 tipos de trançados de cabelo em vários aspectos. Além disso, as alunas recebem orientações de higiene do salão e como agradar a clientela.
De acordo com a instrutora de artes em cabelos, Silva Robaina, o mercado de trabalho a cada ano recebe novos profissionais em cabelos e a procura tem sido muito grande. Ela acrescenta que é muito importante preparar novos profissionais, não somente para o mercado de trabalho, mas formar profissionais que possam adquirir sua própria renda.
- Em um futuro bem próximo eu estarei abrindo meu próprio negócio. Eu sempre tive vontade de aprender a trabalhar com cabeleireira e essa oportunidade de qualificação é muito importante. Nem todos podem pagar - a afirmação é da dona de casa, Deise Lucia Gomes, de 37 anos, moradora do Parque Guarus.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um órgão público, que presta atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da falta de renda, precário acesso aos serviços municipais e fragilização de vínculos afetivos, entre outros.