quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Curso de Cabeleireira com grande procura no Cras

Foto: David Jones
Por Elenice Costa

Quarenta mulheres de diferentes idades assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Carioca participam duas vezes por semana de Curso de Cabeleireiro. A maioria delas está em busca de capacitação profissional, a fim de conquistar sua independência financeira para se inserirem no mercado de trabalho. O curso tem duração de oito meses, com carga horária de 360 horas. Os cursos ministrados e acompanhados por profissionais da Secretaria da Família e Assistência Social oferecem todas as condições infraestruturais, financeiras e humanas para a realização dos cursos de capacitação profissional.

As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 8 às 11h e das 13 às 16h, quando são ministradas aulas práticas e teóricas, que visam preparar os alunos para o mercado da beleza. Durante as aulas as alunas aprendem todos os cuidados com os cabelos, como hidratação, relaxamento, tintura, escova, corte, alisamento, escova, penteado, e 30 tipos de trançados de cabelo em vários aspectos. Além disso, as alunas recebem orientações de higiene do salão e como agradar a clientela.

De acordo com a instrutora de artes em cabelos, Silva Robaina, o mercado de trabalho a cada ano recebe novos profissionais em cabelos e a procura tem sido muito grande. Ela acrescenta que é muito importante preparar novos profissionais, não somente para o mercado de trabalho, mas formar profissionais que possam adquirir sua própria renda.

- Em um futuro bem próximo eu estarei abrindo meu próprio negócio. Eu sempre tive vontade de aprender a trabalhar com cabeleireira e essa oportunidade de qualificação é muito importante. Nem todos podem pagar - a afirmação é da dona de casa, Deise Lucia Gomes, de 37 anos, moradora do Parque Guarus.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é um órgão público, que presta atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da falta de renda, precário acesso aos serviços municipais e fragilização de vínculos afetivos, entre outros.