terça-feira, 28 de agosto de 2012

Controle do Tabagismo no Dia Nacional de Combate ao Fumo

Foto: Divulgação
Por Juliana Soares/Secom

Quarta-feira, 29 de Agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo, instituído através da Lei Federal nº 7.488 e comemorado desde 1986. A data foi criada com o objetivo de conscientizar a população, alertando-a sobre os malefícios do tabagismo. Em Campos, a Secretaria de Saúde vai marcar a data com ações do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

Na programação da Saúde pelo Dia Nacional de Combate ao Fumo, haverá, das 10h às 12h, no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (anexo à Faculdade de Medicina), uma seleção entre candidatos já inscritos no programa.

- Serão selecionadas 150 pessoas para o tratamento, que conta com assistência médica, psicológica, terapia com grupos de apoio. E, na parte da tarde, na sede da Secretaria de Saúde, haverá panfletagem alertando sobre os malefícios causados pelo cigarro e teste gratuito para avaliação do grau de dependência da nicotina - explica a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, Carla Damasceno. 

De acordo com Carla, o cigarro possui substâncias cancerígenas, além de causar doenças cardiovasculares, respiratórias e tantas outras diretamente ligadas ao tabagismo. “O programa atinge bons resultados e cerca de 65% dos pacientes que aderem ao tratamento param de fumar, o que é considerado um bom índice, contra os 50% registrados pelo INCA”, conclui coordenadora.