terça-feira, 28 de agosto de 2012

Projovem de Campos mostra experiências positivas ao MDS

Foto: David Jones
Por Elenice Costa

O Programa Projovem Adolescente, desenvolvido pela Secretaria da Família e Assistência Social, recebeu nesta terça-feira (28), a visita avaliativa da consultora do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Nínive Fonseca Machado, para avaliação das atividades desenvolvidas no município. Campos foi selecionado entre os dez municípios no estado no êxito de melhor desenvolvimento do programa. Participaram da pesquisa gestores e coordenadores do programa onde todos puderam optar com sugestões de melhorias no atendimento nos 36 núcleos espalhados no município.

De acordo com Coordenadora Geral do Projovem Adolescente, Regina Pacheco, é muito gratificante saber que o programa é desenvolvido na Secretaria da Família e que foi um dos escolhidos no estado do Rio de Janeiro como referência positiva em desenvolvimento e atendimento de jovens em situação de vulnerabilidade social.

- Durante as pesquisas nossos profissionais puderam elucidar dúvidas existentes em relação ao desenvolvimento da metodologia, uma vez que o município de Campos é o único a atender as determinações do MDS, sendo referenciado com desenvolvimento de muito sucesso - concluiu a coordenadora do Projovem de Campos, Regina Pacheco.

Segundo a consultora Nínive Fonseca Machado, o (MDS) contratou vários consultores para percorre dez municípios que desenvolvem atividades com os jovens de maneira positiva. Além disso, a idéia é ouvir os coordenadores sobre as experiências das atividades desenvolvidas nos equipamentos.

O Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo é, por sua vez, coordena-do pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Atende jovens dos 15 aos 17 anos, provenientes de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), ou em situação de risco ou vulnerabilidade social, encaminhados pelos programas e serviços de Proteção Social Especial (PSE) ou, ainda, sob demanda dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.